UPAE Petrolina finaliza 2021 com treinamento multidisciplinar

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) encerrou dezembro e o ano de 2021 com mais uma etapa do Programa de Treinamento Multidisciplinar, realizada na quinta-feira (30).  

O terceiro encontro reuniu fisioterapeutas, médicos e equipe de enfermagem para discutir sobre Distúrbios Hidroeletrolíticos – Repercussões Clínicas e Medidas Cabíveis para Correção. O palestrante escolhido foi o médico Rafael Medeiros e a plataforma Google Meet, visto que o formato online pôde reunir as diferentes categorias em um só momento.  

O programa foi implantado em setembro de 2021 e tem como meta acontecer bimensalmente, reunindo os setores ligados à assistência. A iniciativa surgiu com o objetivo de fortalecer a interdisciplinaridade, promover a integração, o nivelamento do serviço e a excelência da assistência na UPAE Petrolina.  

“Através dele a gente pretende integrar, fortalecer a nossa equipe e propagar boas práticas. A política de educação permanente da UPAE já é muito forte, e o programa veio para somar”, acredita a fisioterapeuta Yslaíny Araújo. 

Vale ressaltar que os distúrbios hidroeletrolíticos ocorrem quando o paciente perde quantidade significativa de líquidos corporais e, consequentemente, de eletrólitos. Essa perda pode ocorrer pelo suor excessivo, pela poliúria (excesso de urina), vômitos e diarreia. Estes eletrólitos precisam ser repostos rapidamente para que o funcionamento correto do organismo não seja comprometido. 

“É importante para o profissional saber interpretar a situação de maneira correta, escolher o tratamento adequado e ter perfeita ciência de quais serão os impactos na vida do paciente. A conduta correta pode fazer toda a diferença no prognóstico do paciente”, acrescenta a profissional.  

A reposição dos eletrólitos, de forma natural, pode ser feita com a ingestão de água mineral, sal e alimentos. Quando agravado devem ser manejados de forma medicamentosa em ambiente hospitalar.

Anna Monteiro
Assessoria de Comunicação
Social Media

Related Posts