148
A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina se fez presente do II Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas, realizado nesta quinta-feira (23), no Cineteatro do Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
Representada pelo enfermeiro do Núcleo de Epidemiologia, Wanderson Lima, a UPAE contribuiu para as discussões que abordaram questões cruciais sobre doenças negligenciadas, como tuberculose, hanseníase e arboviroses, além de outros temas relevantes para a saúde pública.
O evento, que aconteceu das 8h às 18h, reuniu pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da rede de saúde para discutir o cenário epidemiológico atual e as políticas públicas necessárias para o enfrentamento dessas doenças. Em sua fala, Wanderson Lima enfatizou a importância do encontro: “Esses espaços coletivos de discussões sobre a saúde pública e doenças negligenciadas são de extrema relevância. Precisamos ressignificar o olhar clínico-epidemiológico desses agravos, aperfeiçoar e qualificar os serviços de saúde no qual estamos inseridos.”
Organizado pelo Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas (GPDIN) da UNIVASF, o simpósio teve como objetivo atualizar e aprofundar o conhecimento dos participantes sobre aspectos epidemiológicos, clínicos e políticas públicas para o enfrentamento de doenças negligenciadas. O evento contou com palestras de profissionais das Secretarias de Saúde dos estados de Pernambuco e Bahia, além de pesquisadores da UNIVASF e da Universidade de Pernambuco (UPE).
O líder do GPDIN, Rodrigo Feliciano do Carmo, ressaltou a importância de retomar as discussões sobre essas doenças, especialmente após os impactos da pandemia de Covid-19 nos programas de enfrentamento. “As doenças negligenciadas acometem populações vulneráveis socialmente e possuem pouco investimento para pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e vacinas. Com a pandemia de Covid-19, muitos programas de enfrentamento dessas doenças foram impactados. Dessa forma, é de fundamental importância voltarmos a discutir esse tema tão importante para a saúde de nossa população”, afirmou.
O II Simpósio foi apoiado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, através da VIII Gerência Regional de Saúde (VIII Geres), e pelo Núcleo Regional de Saúde Norte do Estado da Bahia. A presença da UPAE Petrolina no evento reflete o compromisso contínuo com a melhoria e qualificação dos serviços de saúde na região.