A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) promoveu, na última sexta-feira (24), uma oficina sobre Metodologias Ativas. A capacitação foi desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e teve como facilitadora a enfermeira gerente do setor, Sara Melo.
A profissional falou para a equipe de líderes e a coordenação sobre o papel da Educação Permanente em Saúde, os novos processos de ensino e aprendizagem, além de formas de produção de conhecimento que levam à interrogação e à mudança. “O nosso objetivo é transformar a prática profissional, inserindo o ensino e pesquisa nos serviços de saúde e favorecendo a interação com a comunidade. É um processo onde todo mundo aprende e todo mundo ensina”, esclarece.
De acordo com Sara, com a Metodologia Ativa todos garantem autonomia e participação. “Todos os atores passam a ser envolvidos. Nós tiramos aquela figura engessada do professor/preceptor e trazemos um novo cenário onde são valorizados o estímulo, a curiosidade, a liberdade de pensar, a capacidade crítico reflexiva, a iniciativa, o protagonismo e os diálogos horizontais. Acredito muito nesse novo método de aprendizagem e acho que os ganhos são enormes”, complementa.
Para a coordenadora multidisciplinar, Fátima Michele, o discutir, o praticar e o ensinar propostos pelo novo método, são pilares de extrema importância. “A metodologia ativa é de extrema importância para os profissionais de saúde, pois envolve a equipe no seu próprio processo de aprendizado, baseado em evidências do dia a dia, tornando o aprendizado mais dinâmico e agradável”, considera.