Ricardo Banana

UPAE Petrolina promove treinamento sobre Comunicação Efetiva

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) está promovendo, neste mês de fevereiro, um treinamento sobre Comunicação Efetiva. A capacitação está sendo ofertada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e tem como público alvo a equipe de enfermagem, que corresponde a quase metade do quadro funcional.

A iniciativa cumpre uma das seis metas internacionais de Segurança do Paciente e visa diminuir eventos adversos provocados por ruídos ou falhas na comunicação entre profissionais e/ou entre profissionais e pacientes.

“A comunicação faz parte de todas as etapas da assistência ao paciente, desde a sua admissão até a sua alta. Então, precisa ser feita de forma clara, simples, objetiva e assertiva”, esclarece a enfermeira gerente do NEP, Andreska Ferreira.

Entende-se que ocorre uma comunicação eficaz (efetiva) quando o significado pretendido pelo “falante/ emissor” e o significado que o “ouvinte/receptor” percebe são o mesmo, ou seja, há entendimento da mensagem transmitida, sem ruídos, distorções ou ambiguidades.

“Essa clareza e o entendimento deve acontecer, inclusive, nos dois sentidos. Com o treinamento pretendemos melhorar essa comunicação entre os profissionais da assistência, de modo que, o profissional que assuma o plantão consiga entender o que está sendo passado sobre o paciente e que o paciente entenda o porquê de uma conduta ou procedimento, por exemplo”, acrescenta.

Durante o treinamento, o NEP focou na melhora da passagem de plantão, necessidade de letra legível em prontuários e formulários, necessidade do uso de carimbo, transição de cuidados e alta registrada em prontuário.

“São coisas que fazem parte da rotina e, justamente por isso se tornam automáticas. Então, em alguns momentos precisamos parar para rever essas práticas”, argumenta.

De acordo com Andreska a expectativa é positiva. “Pretendemos posteriormente corrigir falhas e criar novos fluxos para continuar garantindo a segurança e qualidade no nosso atendimento. Então, também teremos outros desdobramentos”, comemora a gerente.

Anna Monteiro
Assessoria de comunicaçao
Compartilhe: