A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) realizou, entre os dias 05 e 13 deste mês, o “Abril para Segurança do Paciente”, que este ano traz como tema “Medicamento Seguro e Autocuidado”. A programação foi coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e contou com a parceria das equipes de Farmácia e Serviço Social.
A campanha foi um sucesso e alcançou a todos os setores da urgência, emergência e do serviço de especialidades. “Fizemos um cronograma longo e diversificado, justamente para conseguir contemplar os mais diversos setores, visto que a segurança do paciente perpassa por todo o serviço de saúde, desde a entrada na portaria até a alta do paciente”, esclarece a enfermeira gerente do NEP, Ângela Bastos.
O “Abril para Segurança do Paciente” foi marcado pelas rodas de conversa que permeiam o tema central, como dispensação de medicamentos, nove certos para segurança do paciente, perigos da automedicação e o uso racional de medicamentos. “Tivemos os nossos momentos com os funcionários e colaboradores, mas também com os pacientes e usuários. As temáticas foram diferenciadas, mas sempre ressaltando que o cuidado está nas mãos de cada um de nós”, complementa a profissional.
A segurança do paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado. Para conscientizar profissionais de saúde e a população, o Ministério da Saúde e órgãos parceiros à implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) criaram a campanha, que tem como meta final contribuir para a redução a um mínimo aceitável de risco desnecessário associado ao cuidado de saúde.
“É de extrema importância que todos os serviços de saúde realizem ações que venham ao encontro da segurança do paciente, já que a maioria dos eventos adversos são evitáveis e necessitam de notificação para a compreensão de suas causas e posterior prevenção. Na UPAE Petrolina todos os anos nós realizamos a campanha e o tema faz parte da nossa Educação Permanente”, finaliza a coordenadora geral, Grazziela Franklin.