UPAE Petrolina realiza encontro sobre Treinamento Muscular Inspiratório (TMI)

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A Unidade de Atendimento Especializado de Petrolina (UPAE) realizou, na última sexta-feira (29), um encontro com fisioterapeutas do setor de ambulatório e emergência, no qual foi abordado o uso do manovacuometro e power breathe, dispositivos utilizados para avaliação de força e treinamento muscular respiratório.

“O treinamento muscular com uso do power breathe usa o mesmo princípio do treinamento resistido para musculatura dos braços, por exemplo. O dispositivo possui molas para ajustar a carga que será imposta aos músculos respiratórios. Já o monovacurômetro serve, basicamente, para a avaliação desta mesma força”, esclarece a fisioterapeuta Yslaíny Araújo.

De acordo com a profissional, a Unidade já fez a solicitação dos aparelhos e aguarda a chegada. “Essa é uma estratégia bem interessante para os pacientes que têm comprometimento cardiorrespiratório e para aqueles que precisam potencializar a performance durante os exercícios de fisioterapia, por exemplo”, complementa.

Além de abordar o uso do power breathe e do moncovacurômetro, o treinamento focou em todo o tratamento muscular respiratório, onde se utilizam outros equipamentos e técnicas de avaliação para diagnóstico e acompanhamento. “É um ótimo recurso inclusive para pacientes sequelados de doenças pulmonares. Como implantamos o ambulatório pós Covid vem muito a somar”, reforça Yslaíny.

O treinamento de TMI faz parte do Programa de Treinamento da UPAE Petrolina, foi coordenado pelo próprio setor de fisioterapia, e teve como facilitadora a Naiara Macêdo, fisioterapeuta intensivista, respiratória e neurofuncional.


Anna Monteiro
Assessoria de Comunicação

Related Posts