UPAE Petrolina realiza treinamento sobre Comunicação Assertiva e Humanização no Atendimento

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) está promovendo, esta semana (de 26 a 30), um treinamento sobre Comunicação Assertiva. A capacitação está sendo ofertada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e tem como público-alvo a equipe de enfermagem da urgência, emergência e clínica cirúrgica.
A iniciativa cumpre a segunda meta internacional de Segurança do Paciente e visa diminuir eventos adversos provocados por ruídos ou falhas na comunicação entre profissionais e/ou entre profissionais e pacientes.
“A comunicação faz parte de todas as etapas da assistência ao paciente, desde a sua admissão até a sua alta. Então, precisa ser feita de forma clara, simples, objetiva e assertiva”, esclarece a enfermeira gerente do NEP, Hendi Fernandes, que também é a gerente do Núcleo de Segurança do Paciente da Unidade.
Entende-se que ocorre uma comunicação assertiva quando o significado pretendido pelo “falante/ emissor” e o significado que o “ouvinte/receptor” percebe são o mesmo, ou seja, há entendimento da mensagem transmitida, sem ruídos, distorções ou ambiguidades.
“Essa clareza e o entendimento deve acontecer, inclusive, nos dois sentidos. Com o treinamento pretendemos melhorar essa comunicação entre os profissionais da assistência, e entre os profissionais e usuários do serviço”, acrescenta.
Durante o treinamento, o NEP focou no desenvolvimento de estratégias para melhorar essa comunicação, como também buscou incentivar a notificação de eventos adversos relacionados ao tema.
Já o treinamento sobre Humanização no Atendimento, que também acontece esta semana, está envolvendo a equipe de portaria, recepção, maqueiros e condutores de ambulância. A humanização na área da saúde é importante porque torna as rotinas e ambientes mais leves e saudáveis para todos. Em vez de interações distantes e frias, o conceito propõe uma proximidade que ultrapassa barreiras e facilita a troca de informações entre pacientes e profissionais de saúde.
De acordo com Hendi, os dois treinamentos se cruzam e se complementam. “São iniciativas que se somam em prol da excelência do nosso atendimento. Uma boa assistência começa nas pessoas, por isso investimos tanto nelas”, pondera a gerente.

Related Posts