A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) aderiu mais um ano à campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa promover práticas seguras e incentivar o cuidado em saúde. O tema deste ano, “Comunicação e Trabalho em Equipe”, ressalta a importância da colaboração e da comunicação eficaz na promoção dessa segurança e desse cuidado.
De forma prática, nesta quinta-feira (04), a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), em parceria com o setor de Epidemiologia e Educação Permanente, promoveu uma ação de sensibilização in loco. A equipe destacou a importância das notificações, desmistificando seu caráter punitivo e enfatizou seu papel na geração de dados para possíveis intervenções e estatísticas. Além disso, foram reforçadas as seis metas para a segurança do paciente, que têm sido trabalhadas mês a mês com os profissionais da casa.
“As ações de conscientização voltadas para a segurança do paciente já refletem parte do que é feito no nosso dia a dia e fazem total diferença na assistência de qualidade ao paciente. A UPAE Petrolina está orgulhosa de fazer parte desta iniciativa”, considera a coordenadora multidisciplinar, Fátima Michelle.
Desde o lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) em 2013, abril tem sido um mês de intensificação das discussões sobre a melhoria da segurança do paciente no Brasil. O programa, criado pela Portaria MS/GM 529, tem como objetivo contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.