UPAE Petrolina reforça importância da lavagem correta das mãos

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), realizou, este mês, uma ação interativa para reforçar a importância da lavagem correta das mãos. A sensibilização sobre o bom hábito acontece de maneira periódica no serviço e este mês, especificamente, remete ao Dia Mundial da Lavagem das Mãos (15 de outubro).
A dinâmica desenvolvida em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) envolveu tinta, papel, água e sabão. “Fizemos uma simulação para ver se os nossos profissionais estão bem treinados com relação aos 10 passos para higienização das mãos em ambiente hospitalar. Então pedimos para que eles sujassem as mãos de tinta, deixassem a marca da palma em uma folha em branco e depois higienizassem para conferirmos se a ação foi realmente correta”, esclarece a enfermeira gerente do NEP, Ângela Barros.
A atividade aconteceu nos dias 18 e 19. Participaram profissionais de saúde e demais funcionários do serviço. “Deixamos aberta aos diversos públicos, pois entendemos que é um tema importante para todos”, justifica a enfermeira gerente da CCIH, Keyla Juliana.
De acordo com a coordenadora interdisciplinar da UPAE, Rayanne Ribeiro, a higienização das mãos está sendo reforçada em toda a FGH Saúde. “Todas as unidades geridas pela Fundação estão fazendo esse treinamento, com o objetivo de reforçar os 10 passos e manter controladas as Infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). É um esforço conjunto”, complementa.
Vale lembrar que as IRAS, principalmente as adquiridas no ambiente hospitalar, estão entre as principais causas de morbidade e de mortalidade e, consequentemente, da elevação de custo para o tratamento do paciente e agravamento da condição de saúde. Fora do âmbito hospitalar a falta de um simples hábito de higiene como lavar as mãos também pode acarretar em graves infecções no corpo humano.

Related Posts