UPAE/IMIP de Petrolina dá início ao projeto de orientação em grupo para acompanhantes do Pronto Atendimento

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) deu início, esta semana, ao projeto de orientação para acompanhantes dos pacientes atendidos na urgência e emergência clínica da unidade de saúde. A abordagem é feita em grupo pelas equipes do Serviço Social e Núcleo de Educação Permanente com o objetivo de informar sobre as normas e rotinas da UPAE, direitos sociais e orientações de saúde, visando uma melhor passagem do paciente e acompanhante pelo serviço.

Fazem parte da apresentação esclarecimentos sobre o acolhimento com classificação de risco; preferência no atendimento; casos que não são atendidos na unidade (perfil); lei do acompanhante; necessidade da permanência do paciente no interior da unidade até a alta médica e espera de exames; atestado médico; declaração de comparecimento; ficha de avaliação da satisfação do usuário; e a importância do acompanhante para o paciente e a equipe de saúde.

De acordo com a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha, a orientação veio do IMIP e foi prontamente implantada na UPAE de Petrolina. “A administração geral percebeu que havia uma demanda proveniente desse público, que muitas vezes não entende o funcionamento da unidade de saúde e o fluxo dos serviços. Então, para melhor direcioná-los foi criado esse projeto de abordagem em grupo, que acontece diariamente na UPAE”, ressalta.

Segundo a assistente social, Cynthia Souza, a aceitação tem sido excelente, desde o primeiro dia. “As pessoas estão bem receptivas e gostando bastante da novidade. Nós seguimos o nosso roteiro, depois abrimos para perguntas e dúvidas. No geral tem sido bem positivo”, avalia. A mãe e acompanhante de Leandro Nunes, dona Luzia Nunes de Lima, confirma a boa impressão da profissional. “Gostei demais das explicações. A equipe toda é muito educada e acho que essa iniciativa vai nos ajudar muito”, revelou.

Manoel Francinaldo, acompanhante do senhor Jovino de Cerqueira Leite, também aprovou. “A UPAE é uma das unidades de saúde mais organizadas que já conheci e esse projeto só vem a somar”, garantiu.

A Unidade, através desse projeto, também busca apresentar aos pacientes e acompanhantes a rede de saúde do estado. “Geralmente, o paciente procura a urgência e emergência quando está com um quadro clínico agudo. Ao receber alta, muitas vezes, deixa de procurar a atenção básica para um acompanhamento da doença. Então, esse paciente acaba não tratando a causa, mas sim os sintomas, sendo recorrente o retorno dele ao pronto atendimento. Portanto, a gente orienta que ele seja acompanhado pelo posto de saúde do bairro onde mora e busque sempre os encaminhamentos necessários, afinal a gente preza pelo reestabelecimento completo da saúde dos nossos usuários”, informa a enfermeira gerente do NEP e responsável pelas orientações de saúde do projeto, Ilqueline Lima.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário