Duas turmas do curso de “Letramento Digital” foram certificados nessa quinta-feira (16), pela Universidade de Pernambuco e Transforma Petrolina. Por meio das aulas presenciais, cerca de 30 alunos aprenderam algumas das principais ferramentas digitais, como enviar e-mail, uso de aplicativos governamentais e identificação de fake news.
O projeto da UPE teve como objetivo desenvolver habilidades tecnológicas nos participantes e difundir informações sobre o mundo digital para tirá-las das margens dos recursos proporcionados pelas tecnologias, potencializar a autonomia dessas pessoas e facilitar o acesso a oportunidades. O curso foi realizado para duas turmas em parceria com o projeto “Educação que Transforma” do Transforma Petrolina, que ficou responsável por selecionar o público e disponibilizar o ambiente para as aulas presenciais.
Para a aluna Norma Sueli, de 59 anos, o curso teve uma grande importância em sua vida e a partir de agora irá ajudá-la a realizar tarefas simples. “Eu achei excelente esse curso. Muito conteúdo importante e o aprendizado foi completo. Quero agradecer ao professor Elioenai, que é uma pessoa de grande temperança para ensinar quem quer aprender”, afirma.
De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a inclusão digital conecta oportunidades. “Essa parceria com a UPE é muito importante, pois apresenta o mundo tecnológico de foram facilitada e possibilita oportunidade na vida dessas pessoas”, afirma.
Nayra Lima
Assessora de Imprensa do Transforma Petrolina
Foto: ascom