O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) deu início, nesta quinta-feira (3), ao carregamento dos veículos que vão transportar as 23.979 urnas eletrônicas a serem utilizadas durante o primeiro turno das eleições municipais, marcadas para domingo (6).
As urnas eletrônicas, incluindo as de contingência, que servem como reserva, caso alguma urna precise ser substituída, estão prontas para o dia da votação. Os equipamentos sairão dos 18 polos eleitorais, em 383 caminhões e vans, para os 3.330 locais de votação do Estado.
A maior parte das urnas está concentrada no Polo 1, localizado no Centro Administrativo Eleitoral do Tribunal, em San Martin, Zona Oeste do Recife. É desse polo de onde vão sair os 5.769 equipamentos utilizados na capital e nos municípios de Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
Ontem, as pilhas de urnas organizadas em fileiras no galpão do Polo 1 começaram a ser desfeitas para serem acomodadas dentro dos veículos que vão transportá-las na sexta (4) e sábado (5) que antecedem o dia da eleição. Em ordem, elas são colocadas uma a uma nos baús dos caminhões e, ao fim, as portas do veículo são lacradas. Ao chegar nos locais de votação, as urnas são recebidas pelos administradores de prédios, e técnicos da Justiça Eleitoral estarão presentes para vistoriar os equipamentos e os locais onde serão instaladas.
Com informação Carlos Brito.