Vacinas que estão em falta ou com baixo estoque serão enviadas na próxima semana, diz Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, nesta terça-feira (13), que o Ministério da Saúde (MS) enviará novas remessas de vacinas a partir do dia 21 de novembro.

A nota foi enviada um dia após o Diario de Pernambuco expôr que o Estado não tem disponível na rede pública o imunizante para varicela (catapora). Além disso, há “desabastecimento parcial” de vacinas para HPV (papiloma vírus), meningite meningocócica – ACWY, febre-amarela e contra a raiva.

Internautas relataram no Instagram do Diario de Pernambuco que não encontram vacinas há cerca de um ano no Estado.

Em números nacionais, o Ministério, responsável por fazer a distribuição das doses, afirmou ao Diario que está “estruturando estratégias para garantir o abastecimento adequado de todas as vacinas”. Além de Pernambuco, também há falta de vacinas nos estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal.

O Ministério da Saúde informou que a vacina de febre amarela teve a distribuição regularizada nos territórios, e as doses de HPV e Meningo ACWY foram recompostas em cerca de 80%. Já a varicela, o Ministério afirma que 60 mil doses, das 2,7 milhões adquiridas em caráter emergencial, chegarão ao Brasil nesta semana. Quanto à vacina da raiva, a pasta diz ter distribuído 85% da demanda dos estados em novembro.

O Diario pediu ao Ministério os números específicos de doses que serão enviadas para o Estado e aguarda retorno. Além disso, a reportagem também questionou à Secretaria de Saúde como será feita a distribuição das doses para o Estado e em quanto tempo a imunização será regularizada.

Related Posts