O Vale do São Francisco, considerado o segundo maior polo produtor de vinhos no Brasil, recebe até quinta-feira (5) um grupo de comunicadores, pesquisadores e técnicos para uma imersão no enoturismo local. A visita faz parte do Projeto Imagem – uma realização do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com o Sebrae Nacional, através do convênio Fortalecimento da Vitivinicultura Brasileira.
A iniciativa busca promover a diversidade e a qualidade do setor vitivinícola brasileiro, proporcionando experiências diretas com produtores e empreendimentos ligados ao vinho. “Vemos o Vale do São Francisco como uma região diversa e em potencial expansão, com produtos que têm caído no gosto do brasileiro. Inclusive em pesquisas recentes do Consevitis, averiguamos que público feminino e iniciante tem preferido produtos mais adocicados, aromáticos e frutados, que são exatamente alguns dos melhores produtos elaborados na região”, destaca Luciano Rebellato, presidente do Consevitis-RS.
A programação, coordenada pelo Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (VINHOVASF), conta com visitas técnicas e tours enogastronômicos pelas cidades pernambucanas de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista; e por Casa Nova, Sobradinho e Juazeiro, na Bahia.
Entre as experiências, estão vivências de campo e degustações guiadas na Terroir do São Francisco (Grupo Verano Brasil), Vinícola Rio Sol (Global Wines) e Vinícola Terranova (Grupo Miolo). O grupo também participará de uma oficina de drinks no Vapor do Vinho, além de jantares harmonizados nos restaurantes Flor de Mandacaru, Bode do Ângelo e Duchef Petrolina, em parceria com as vinícolas Adega Bianchetti, Botticelli e Vinum Sancti Benedictus, respectivamente.
Para aprofundar o conhecimento sobre a vitivinicultura da região, estão programadas ainda visitas às instalações do curso técnico de Viticultura e Enologia do IFSertãoPE, bem como ao Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de Videira da Embrapa Semiárido, que contém 272 cultivares de uva em teste no município de Juazeiro (BA).
De acordo com o diretor-executivo do VINHOVASF, Rodrigo Fabian, a ação é de grande importância para a região. “O Vale do São Francisco vive uma nova fase, com novos players e projetos em expansão. Porém nossa vitivinicultura tropical e inovadora ainda é pouco compreendida, até mesmo por quem atua no segmento. Iniciativas como esta da Consevitis e Sebrae são de extrema importância para aumentar nossa visibilidade e atrair investimentos”, destaca.
Segundo levantamento próprio do VINHOVASF, estima-se que sejam processados 70 milhões de quilos de uvas para produção de vinhos, sucos e outros produtos em toda a região. Somente entre os nove projetos associados ao Instituto, são pelo menos 800 hectares de uvas finas e de mesa em plena produção. O impacto na economia da região é relevante: são pelo menos 5 mil empregos diretos e indiretos gerados pela vitivinicultura.
Esta foi a quarta edição do Projeto Imagem em 2025, que já passou pela Serra Gaúcha (RS), Bituruna (PR) e São Roque (SP). Ao longo de 2025, o Projeto Imagem seguirá seu roteiro por outras regiões produtoras do Brasil, incluindo Minas Gerais e Rio de Janeiro. Para mais informações, basta acessar o site oficial do Consetivis.

Foto: Siderlei Ditardi/divulgação
Sobre o VINHOVASF
Fundado em 2003, o VINHOVASF nasceu para atender às demandas do setor vitivinícola no Submédio São Francisco. Desde então, tem atuado na conquista de incentivos fiscais voltados para o segmento e na captação de recursos que viabilizaram a obtenção da Indicação de Procedência (IP) Vale do São Francisco.
Comprometido com o fortalecimento contínuo do setor, o VINHOVASF também se dedica à promoção nacional e internacional dos vinhos tranquilos, espumantes, frisantes e sucos de uva produzidos na região, evidenciando sua qualidade e tipicidade. Por meio de feiras, palestras, visitas técnicas e outros eventos, o Instituto divulga os diferenciais do Vale, como a colheita de uvas durante todos os dias do ano e a diversidade de estilos, que vão da jovialidade ao alto potencial de guarda.
Vinícolas associadas
Pernambuco
– Adega Bianchetti Tedesco
– Vinícola Terroir do São Francisco (Unidade do Grupo Verano Brasil)
– Vinícola do Vale do São Francisco (da marca Botticelli)
– Vitivinícola São Braz (do Grupo São Braz Bebidas)
– Vitivinícola Santa Maria (do grupo Global Wines, da marca Rio Sol)
– Tropical Vitivinícola (Unidade do Grupo Verano Brasil)
– Zanlorenzi Bebidas (das marcas Campo Largo, Lunar etc)
Bahia
– Vinícola Vinum Sancti Benedictus VSB
– Vinícola Terranova (Unidade do Grupo Miolo)