Muito frequentada e elogiada, a 25ª edição da Feira Nacional de Agricultura Irrigada – Fenagri – que este ano teve a cidade de Petrolina/PE como sede encerrada no último sábado, dia 31, provou que pode se renovar e atrair o interesse do publico especifico da feira e da população que participou com grande movimentação durante os quatro dias de programação no Centro de Convenções Nilo Coelho. Ano que vem a feira será em Juazeiro/BA como acontece desde sua primeira edição, uma ano em cada cidade.
O secretário de Ciência e Tecnologia de Petrolina, Newton Matsumoto, coordenador geral da Fenagri 2014, comemora a volta do sucesso da maior feira da fruticultura e agricultura irrigadas da América Latina. “Avaliamos que foi positiva porque resgatamos a participação de empresas, de agricultores, porque tentamos trazer para a feira novidades, como o seminário de novas culturas da Embrapa, como os minicursos de processamento de frutas e legumes, aguardente de fruta, geleias, frutas desidratadas, tudo que se pode fazer com frutas e legumes, porque a gente deve passar para uma nova etapa que é a agroindústria ”, afirmou.
Neste ponto o secretário destacou como sucesso a presença da agricultura familiar no evento. “Foi uma feira também com a participação da agricultura familiar. Trouxemos para a feira o Selo de Inspeção Municipal que Petrolina através da Vigilância Sanitária para que qualquer pequeno produtor ou empreendedor possa começar o seu negócio legalizado dentro da lei como se diz, de forma oficial. Então todo esse conjunto de atividades fez com que a Fenagri voltasse a ser mais participativa, que as pessoas viessem para a feira. Pode observar que todos os dias muita gente veio. Então esse é o caminho, não estamos totalmente satisfeitos porque a gente tem que melhorar sempre, mas achamos que encontramos o caminho para que a Fenagri seja de fato o espelho da solução do que se poder fazer no semiárido”, observou o coordenador.
Newton comentou que Petrolina está entre as 11 cidades do País, melhor para de viver no interior e graças a agricultura irrigada, a uva e a manga. Deve enfim a irrigação.”Então esse modelo que deu certo em Petrolina e Juazeiro precisa ser difundida para o Norte-Nordeste e semiárido”, resumiu Newton Matsiumoto.
Rodada de Negócios – O coordenador informou que foi uma Fenagri com uma Rodada de Negócios bastante ampliada. “Grande interesse dos produtores para comprar muito e produtores para vender”, frisou. Na próxima Fenagri, Newton assinala que o foco será ampliar o conceito de que a Fenagri precisa ser antes de tudo uma oportunidade de negócios. “Vamos procurar ampliar esse conceito em 2016”, finalizou o secretário.
Blog do Banana