Ação ocorreu por meio de parceria entre o TRE-PE e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude
Vans acessíveis do programa PE Conduz transportaram, no domingo (2), 120 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida para sessões eleitorais. A ação ocorreu no âmbito do projeto Eleições Acessíveis, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco. Considerando o segundo turno, marcado para 30 de outubro, a expectativa é de que um total de 250 eleitores utilizem o serviço nas eleições de 2022.
No primeiro turno, 236 viagens foram realizadas na Região Metropolitana do Recife, em Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. Com o apoio de bombeiros militares a bordo, as vans buscaram as pessoas com deficiência em seus domicílios, conduziram-nas até os locais de votação e as levaram de volta para casa. A participação no projeto ocorreu mediante cadastramento pelo WhatsApp (81) 3194.9275, que também estará disponível para o segundo turno das eleições em Pernambuco.
“Acompanhamos o processo no sábado (1º), durante o treinamento dos bombeiros militares que auxiliaram as pessoas com deficiência nas vans, e também no domingo (2), visitando zonas eleitorais e monitorando o andamento do serviço. A avaliação foi muito positiva e colocaremos o serviço à disposição novamente no segundo turno, como já havia sido garantido na ocasião do lançamento do projeto”, explicou a superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, Maria Josilene Jeronimo.
Imagem: Divulgação