Vereador Ailton Guimarães concede título de Cidadão Petrolinense a Geraldo Arruda do SENAI

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imageNa noite desta sexta-feira (29), Geraldo Arruda , Professor e coordenador do SENAI, receberá da Casa Plínio Amorim o Título de Cidadão Petrolinense. A solenidade está marcada para as 19 h 30 min na plenária da Câmara de Vereadores.

O Título concedido por indicação do vereador Ailton Guimarães é uma homenagem aos relevantes serviços prestados ao município, frente à coordenação do SENAI.

JUSTFICATIVA:

Com quarenta anos de dedicação à educação, a trajetória do recifense Geraldo de Arruda Silva é repleta de conquistas, que fazem da sua vida uma sequencia de realizações gratificantes.

Graduado em Ciências Física e Biológica e pós-graduado em Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional e Tecnologia, deu início à sua carreira profissional em Recife, como torneiro mecânico no SENAI no ano de 1973.

Transferido para o SENAI de Caruaru, conhece Ivanilda Mendes R. Silva, com quem se casara e formara família. No ano de 1979 recebeu a missão de montar o SENAI em Petrolina e sob a coordenação do Dr. Braz Cardoso Teti, o Sr. Geraldo, instrutor chefe da equipe, fez parte do CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EUCLYDES FIGUEIREDO, em junho de 1980, onde começava uma nova vida trabalhando com a sua esposa, como professor da Escola Marechal Antônio Alves Filho (EMAAF).

Deixa de ser professor do colégio do Estado, para assumir a coordenação dos cursos profissionalizantes do SENAI Petrolina e posteriormente assume a direção da escola, onde registrou 18 anos de contribuição para que cidadãos petrolinense fossem formados com qualidade.

Aceitando mais um desafio, abraça a oportunidade de montar, em 1992, mais uma escola do SENAI em Petrolina, o Centro Regional de Tecnologia de Alimento (CERTA), o primeiro curso técnico na área de alimentos, mais precisamente em ortifruticultura, uma iniciativa do Deputado Federal Oswaldo Coelho que buscou a consolidação do convênio Brasil e Canadá, quando a cidade vivia um momento esplendoroso, com uma das maiores produções de tomate do país. Neste período de montagem da nova escola, Geraldo conciliou a direção das duas escolas e assim ficou por mais cinco anos.

2005 foi um ano de memoráveis comemorações. 25 anos de serviços prestados à comunidade, com o objetivo primordial de qualificar jovens para o mercado de trabalho. Com a parceria de empresários da região, o apoio de representantes políticos e a diretoria regional do SENAI, foi comemorado o jubileu de prata da Escola Euclydes Figueiredo.

Com perspectivas de avanços constantes, mais um projeto é apresentado, contemplando a junção das duas escolas do SENAI, e mais uma vez foi feito à Geraldo, o convite para gerenciar a construção da nova escola, onde juntamente com alunos e professores desenvolvia as atividades misturando-se à evolução do canteiro de obras, sem parar suas atividades, para não prejudicar o andamento do curso.

Em 2007 foi feito um convite para levar o SENAI ao Sertão do Pajeú, Central do Araripe, e convocado pela Direção Regional, deixa Petrolina. Em 2008 recebeu a incumbência de montar uma nova Escola Técnica em Araripina, a qual foi inaugurada em agosto de 2012.

Ao analisar sua trajetória profissional, Geraldo, como diretor de centros de formação, tem o privilégio de registrar a sua participação na vida de todos os 28.483 alunos que passaram pelo SENAI, em busca de profissionalização nas diversas áreas de atuação das escolas, dando condições também às empresas da região com melhoria na produtividade, sem necessidade de importação mão de obra qualificada, com 36.435 treinamentos realizados a partir de levantamentos das empresas, direcionados às necessidades da região, assegurando melhores resultados para todos.

Trabalho gera resultados! Sob a direção de Geraldo de Arruda, Petrolina é reconhecida nacionalmente como uma escola do sertão a ter o segundo melhor aluno de tornearia mecânica do Brasil, no torneio de formação profissional, uma competição entre os melhores alunos dos Estados do país, abrindo portas para outras conquistas relevantes, como o reconhecimento da escola Euclydes Figueiredo, em 1990, como Escola Técnica do SENAI e o reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação dos cursos do SENAI na região.

Ao completar 40 anos de SENAI PE, o professor Geraldo de Arruda foi homenageado em um encontro pedagógico no município de Gravatá, onde retribuiu a homenagem aos colegas que direta ou indiretamente contribuíram para que tudo se tornasse possível.

Com a sensação do dever cumprido, Geraldo afirma que deixará o SENAI PE, mas não deixará de colaborar de outras formas, para o crescimento da instituição com base em Petrolina, cidade onde nasceram seus dois filhos, construiu a sua história profissional e consolidou a sua vida. Aqui ele fez amigos e conquistou respeito e reconhecimento por tudo o que fez e faz para o progresso da cidade e da sua gente. Recebeu propostas tentadoras, mas não suficientes para afasta-lo da tranquilidade que o Velho Chico oferece com seus encantos e beleza, lugar que escolhera para viver até os seus últimos dias de vida.

O Vereador Ailton Guimarães, vislumbrado com o histórico de Geraldo de Arruda Silva e as consequentes contribuições do seu compromisso com a qualidade profissional que colaboram para o progresso de Petrolina e região, concede com muito orgulho e reconhecimento, o título de Cidadão petrolinense a este nobre Professor, que se faz referencia em dedicação, excelência e profissionalismo.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

otavio alves de carvalho 2 de dezembro de 2013 - 11:56

Ao irmão e grande administrador Geraldo Arruda será bom tê-lo como concidadão.

Responder

Deixe um comentário