A Câmara de Vereadores de Petrolina homenageou na última quinta-feira, dia 16, o professor e mestre Francisco de Assis Silva Panta, que tem uma vida dedicada a formação de muitos petrolinenses. O professor é titular da Universidade de Pernambuco – UPE e Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – Facape.
O professor foi condecorado com a medalha de honra ao mérito Dom Malan, principal comenda da Casa Plínio Amorim. A autoria da homenagem foi do vereador e líder do governo no poder legislativo petrolinense, Elismar Gonçalves, do PMDB que classificou a homenagem como uma das mais justas da história da Casa.
“Não hesitei quando tive a oportunidade de prestar esta homenagem ao professor Francisco. Ele que assim como eu vem de origem do campo, filho de agricultores como e da região onde resido até hoje. Homenageá-lo para mim é uma grande emoção”, destacou Elismar.
Muitos vereadores falaram homenageando o professor, a exemplo do vereador Alvorlande Cruz, do PRTB, que conhece a trajetória percorrida pelo homenageado, quando orientou para o mercado profissional da região mais de três mil pessoas.
“A grandeza não consiste em receber honra, mas sim em merecer. Parabéns Elismar por essa homenagem. O professor Francisco tem uma enorme importância no desenvolvimento de nossa cidade. Ele ajudou a construir Petrolina, formando os profissionais que hoje impulsionam a cidade e toda a nossa região”, frisou Alvorlande.
A vereadora Maria Elena Alencar, do PSB, disse que tinha vontade de prestar homenagem pela rica e bonita história de vida e dedicação do professor. “Conheci o professor Francisco e sua família quando trabalhava em Caraiba Metais e já enxergava ali a dedicação e o amor dele e sua luta por uma educação cada vez mais inclusiva. A homenagem de Elismar é mais do que justa”, afirmou Elena.
Outros colegas de Elismar como os vereadores José Batista da Gama, do PDT; Ronaldo Souza, líder da oposição pelo PSL, a vereadora Cristina Costa que é professora e aproveitou para frisar que a medalha chega numa semana especial para todos os profissionais da área, destacaram em sua falas a carreira marcante do homenageado. Os colegas parabenizaram Elismar Gonçalves, enfatizando ser merecida homenagem ao professor.
O irmão de Francisco, o ex-vereador Custódio Panta, também fez uso da palavra e agradeceu a honraria destinada ao irmão em nome de toda a família. O homenageado destacou que sua profissão é encarada como um oficio de vida e que procura desenvolve-la da melhor forma possível.
“Agradeço ao vereador e conterrâneo Elismar Gonçalves e ao meu pai que levou todos os filhos para o estudo, mesmo sendo um homem simples, da roça. Este é um momento de emoção, de enxergar que fiz a escolha certa”, concluiu.
Blog do Banana
