Chuvas são sempre bem-vindas para o produtor que sofre com a escassez de água, para o cidadão que paga as contas e não tem água nas torneiras, para o produtor que aguarda a floração nas lavouras, mas não é nada bom para os estudantes e profissionais de educação do Projeto de Irrigação N4, em Petrolina.
Os alunos da Escola Municipal Manoel Alves Nogueira sofrem dificuldades para assistirem as aulas quando uma gota de água cai. A parte frontal da unidade de ensino fica intrafegável, e o pátio vira um lago, sem estrutura para o escoamento da água, a escola fica totalmente inundada.
Nesta segunda (06), o registro foi feito e o vereador Marquinhos do n4 foi até o local ver, mais uma vez, a situação e ouvir os populares da localidade na qual mora com a família. No ano passado, o vereador já tinha antecipado o problema para o então secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, e em seguida, apresentou a situação também para a secretária subsequente, Rosane Costa. Mas o problema permanece.
A Prefeitura de Petrolina divulga em sua página oficial que uma das competências da gestão é promover as condições necessárias ao desenvolvimento intelectual, físico e moral dos munícipes de Petrolina, entre outras competências, mas como garantir uma educação de qualidade se as escolas apresentam problemas estruturais e que afetam o dia a dia escolar das crianças atrapalhando o processo de aprendizagem dos alunos?”, questiona o vereador Marquinhos do N4.
O vereador garante que vai continuar solicitando a intervenção da gestão pública para que falhas sejam corrigidas e ações sejam ofertadas à população do município, como garantia de direitos e bem-estar da população.
Mônia Ramos- Jornalista
Ascom