Vereador tucano Ronaldo Silva tenta barrar na Justiça título acadêmico da Univasf para o ex-presidente Lula

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O Conselho Universitário (Conuni) da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) aprovou durante Sessão Ordinária, realizada na sexta-feira (29 de setembro), a concessão do título Doutor “Honoris Causa”, ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), bem como a arqueóloga e fundadora da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), Niède Guidon.

Tal informação parece não ter agradado muito o organograma político do vereador Ronaldo Silva (PSDB), o parlamentar que antes da entrevista a imprensa petrolinense nesta quinta (19), leu a frase: ‘Sou a favor da verdade não importa a quem diga, sou a favor da justiça não importa para quem ou contra quem’. Entrou com uma ação liminar na justiça pedindo a anulação da concessão do título Doutor “Honoris Causa” ao ex-presidente Lula que inclusive enviou recursos públicos para a construção da Univasf no Sertão do São Francisco.

“Nós reconhecemos o trabalho do ex- presidente Lula quando ele ajudou a construir a Universidade, mas você acha justo a população petrolinense homenagear um homem que foi condenado e considerado chefe de uma facção criminosa, não só no país, mas no mundo. Têm homens e mulheres na nossa cidade que prestaram serviços relevantes a nossa população e nunca foram lembrados”, destacou o Tucano.

De acordo com informações da Univasf, os professores João Alves do Nascimento Junior e Lino Marcos da Silva apresentaram ao Conuni a proposta de concessão do título ao ex-presidente Lula. A proposta teve por base as contribuições do ex-presidente à interiorização do ensino superior no Brasil e à consolidação da Univasf.

Questionado se a tentativa de impedir que Lula recebesse a honraria era para enfraquecê-lo junto à opinião pública, já que o petista sempre aparece bem contado nas pesquisas de intenção de votos. O advogado do vereador Ronaldo Silva, Rozemberg Alencar que elaborou a petição para derrubada do título ao ex-presidente Lula, ressaltou que:

“A ação não é uma tentativa de enfraquecimento do nome dele, pois o nome de Lula é o nome de Lula e isso é fato, porém o nome do ex-presidente está gravado também corrupção nele. Ele institucionalizou a corrupção no Brasil”, afirmou o advogado.

A data da entrega do título Doutor “Honoris Causa”, ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não foi definida, mas segundo informações de fontes, o ato poderá ocorrer ainda em 2017.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário