Vereadora Cristina Costa propõe criação de um Centro Municipal para tratamento de diabetes e hipertensão em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Nesta terça-feira (08/11), a vereadora Cristina Costa solicitou por meio do Requerimento N°390/2020, a realização de um estudo de viabilidade para a criação de um Centro especializado para tratamento de diabetes e hipertensão, em Petrolina-PE. A proposta é um pedido constante dos moradores do município que necessitam do tratamento contínuo para controle dessas doenças.

Mundialmente, o diabetes e a hipertensão arterial se tornaram um sério problema de saúde pública, cujas previsões vêm sendo superadas a cada nova triagem. De acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é o 5º país em termos de incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), e a estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões. Já a hipertensão é um dos principais fatores de risco para as doenças do coração. Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), 36 milhões de adultos brasileiros têm pressão alta. Entre os idosos, a hipertensão atinge 60% deles. A doença é responsável, direta ou indiretamente, por metade das mortes por doenças cardiovasculares, cerca de 200 mil todos os anos. Conforme dados da Secretaria de Saúde do município, Petrolina possui atualmente 27.032 hipertensos e 8.803 diabéticos.

Diante dessa preocupação, a Vereadora Cristina Costa defende a necessidade e a importância da criação deste Centro especializado para que seja feito o controle mais cauteloso dos pacientes, associado a medidas educativas e preventivas para retardar o aparecimento de complicações crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial.

“São constantes os pedidos para a criação deste Centro de tratamento, pois muitos petrolinenses são acometidos por diabetes e pela hipertensão arterial, onde a maioria realiza tratamento pelo SUS. Então, é significativo implementar uma unidade especializada desses tratamentos que vai beneficiar não só os pacientes dessas doenças crônicas não transmissíveis, mas toda a população de Petrolina.”, ressaltou Costa.

Assessoria de Imprensa
Cristina Costa – Vereadora do PT

Related Posts