Moradores do bairro Areia Branca, onde foi implantado o programa piloto de coleta seletiva da Prefeitura de Petrolina, no sertão, se reuniram na noite desta quarta-feira, dia 17, visando melhorar o trabalho de coleta dos resíduos sólidos na localidade. O encontro foi solicitado pela promotora de Meio Ambiente em Petrolina, Ana Rúbia Carvalho e teve a parceira da vereadora Maria Elena Alencar, do PSB, para a convocação dos moradores.
Dois pontos ficaram claros durante o debate. A população está disposta a executar o programa, mas sente falta de mais divulgação para saber como é o funcionamento da coleta. Nos depoimentos, foi consenso a necessidade de uma ação permanente de divulgação para que os moradores possam executar a ação de forma a alcançar os objetivos. O bairro servirá de referência para a Prefeitura implantar a coleta seletiva em toda a cidade até o final do mandato do prefeito Julio Lóssio, compromisso assumido por ele com a promotoria do Meio Ambiente.
Segundo a promotora Ana Rúbia, a convocação dos moradores se deu pela queda significativa do volume de resíduos coletados. Ela revela que o programa lançado em março recolheu mais de 5 toneladas de resíduos no mês de lançamento e caiu para pouco mais de 1 tonelada em maio, um dado que preocupou as autoridades ambientais e todos os responsáveis pelo sucesso do programa no município.
“O programa iniciou em março e nos viemos agora para fazer esse monitoramento e saber o que não está dando certo. Vimos no diálogo aqui com a população que falta a divulgação permanente para que as pessoas participem. Vamos cobrar esses ajustes do órgão ambiental municipal e especialmente da secretaria de Infraestruturta que são os dois braços do executivo municipal na parte da coleta seletiva”, disse Ana Rúbia Carvalho.
A promotora avaliou de forma positiva o debate realizado na Associação de Moradores do bairro. “Estou muito feliz que as pessoas compareceram. Estivemos aqui com mais de 100 pessoas para discutir meio ambiente, isso é um sinal que a população começa a se preocupar com a questão da preservação do Bioma, dos resíduos sólidos e sabe que também é tarefa dela, que resíduos sólidos e meta, é missão de todos nós”, completou a promotora do Meio Ambiente.
O presidente da Cooperativa de Catadores de Petrolina (Coomarca), José Ivo dos Santos, contou que os grupos têm passado nos dias determinados pelo programa. Ele concorda que a falta de divulgação atrapalhou na continuidade do sucesso do programa e prejudicou um maior envolvimento da população da Areia Branca.
“Faltou mais divulgação. Os meios de comunicação também podem ajudar. Nós catadores já adamos nos carrinhos, anunciando a coleta seletiva. Alguns moradores desempenham a coleta seletiva, mas muita gente tem deixado de separar o material, por não escutar esse nosso chamado”, disse Ivo.
A diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Denise Lima, frisou que o trabalho de divulgação será reforçado. Falaran ainda os representantes da Ecovale, organização não governamental que faz a comercialização dos resíduos coletados; e da associação dos feirantes do bairro Areia Branca que irão juntos, transformar o material da coleta na feira que gera em média 10 toneladas por final de semana, em adubo orgânico para distribuir na comunidade.
Nilton Manoel, presidente da Associação de Moradores da Areia Branca, espera que a comunidade e os catadores se unam para que todos possam executar o programa. “Precisamos que as pessoas realmente se envolvam e no que depender da associação, os catadores poderão contar com a entidade. Eu como morador, fiz minha parte, chamando todos os vizinhos na rua que moro, para realizar a coleta”, contou.
A vereadora Maria Elena Alencar que promoveu o encontro atendendo a um pedido da promotora Ana Rúbia, não escondeu a satisfação do resultado do encontro e espera que o bairro possa ter uma adesão maior ao programa de coleta seletiva do município.
“Precisamos ser a vitrine de uma ação de importância para toda a cidade. A população correspondeu e veio à reunião, discutimos o porquê da queda na coleta e tenho certeza que saímos daqui, com boas propostas, boa avaliação e todos mais motivados a fazer a coleta do seu resíduo e aproximar pessoas, vizinhos, parentes, para que todos façam a sua parte. Obrigada a todos que compareceram”, avaliou Maria Elena.
Ascom
Blog do Banana