Na sessão ordinária desta terça-feira (13), na Câmara de Petrolina, todos os membros da bancada do governo votaram a favor de instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para analisar se houve superfaturamento nos contratos e pagamentos de artistas e bandas que participaram da edição 2013 do São João de Petrolina. O vereador Elismar Gonçalves (PMDB) se pronunciou que favorável à CPI em nome de todos os parlamentares da situação.
O prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), havia liberado os vereadores para apoiarem ou não a CPI, como o blog já havia anunciado em primeira mão. Mas uma notícia surpreendeu a todos, além aprovarem a CPI do São João, os situacionistas entraram com um requerimento solicitando a instauração de outra CPI. O objetivo dessa nova comissão é analisar se houve desvios de recursos repassados para construção do Hospital de Urgência e Traumas (HUT).
Os vereadores da oposição, como Adalberto Bruno, o Betão do Detran (PSL), ficaram revoltados com a proposta e rechaçaram o CPI do Traumas com a justificativa de que seria apenas uma forma de retaliação, em resposta a investigação do São João.
Segundo Alvorlande Cruz (PRTB), o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco já estão investigando as denúncias de superfaturamento do São João. E mesmo o poder de investigação limitado da Câmara de Vereadores, como vereador, ele jamais impediria qualquer investigação do poder legislativo municipal e criticou duramente a postura dos oposicionistas.
O HUT foi pactuado, construído e entregue à população de Petrolina durante a gestão do então prefeito da cidade, Fernando Bezerra Coelho, atual ministro da Integração Nacional, e seu vice Odacy Amorim, que assumiu a prefeitura nos últimos dois anos do mandato. A unidade de saúde foi inaugurada em 2008. (Blog do Vinicius)
Blog do Banana