136
Após uma manhã de protestos na Câmara de Vereadores de Petrolina-PE, nesta quinta, 26, famílias e agricultores da região do Projeto Pontal, zona rural do município, tiveram a garantida dos vereadores que será feita uma comissão para buscar uma solução da falta d’água na área. O problema foi um dos itens da pauta dos manifestantes que não saíram da Casa Plínio Amorim, enquanto não tiveram de fato o apoio dos parlamentares.
“Vamos formar essa comissão e conversar com a Codevasf e com o prefeito Miguel Coelho para buscarmos uma solução desse impasse”, assinalou o presidente da Câmara, vereador Osório Siqueira, PSB.
Os agricultores e moradores do Pontal estão sem água desde o mês passado quando a Codevasf ganhou na justiça, uma liminar para forçar a saída de agricultores sem terra que há mais de dois anos ocuparam uma área do projeto Pontal que estava sem operar devido a um impasse no modelo de ocupação do projeto que está pronto há mais de 10 anos, mas sem poder ser operacionalizado.
Só que ao desligar a água dos acampados, a Codevasf também prejudicou as famílias nativas que residem na região. “São comunidades localizadas ao longo do canal do projeto Pontal. Queremos a perenização do Riacho Pontal com a água do canal. Uma solução que irá amenizar muito o problema da falta d’água para quem mora e produz nas comunidades da região”, comentou Isália Damascena, presidente do Sintraf – Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Petrolina.