Evento proporcionou reflexão sobre a manutenção do bem-estar na vida dos profissionais
‘Saúde mental além da pandemia’ foi o mote da sexta edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT Integrada) do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh). Com organização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em parceria com empresas terceirizadas que prestam serviços ao HU, o evento realizado entre os dias 25 e 27 de outubro contou com palestras, oficinas e sorteio de brindes.
Durante a abertura do evento, ocorrida no auditório do HU, com a presença de membros do Colegiado Executivo, o presidente da CIPA, Alex Bispo, destacou a motivação pela escolha do tema para este ano: “Após notarmos os impactos provocados pela pandemia à saúde mental e emocional dos trabalhadores, percebemos que, mais do que nunca, é necessário priorizar ações que promovam equilíbrio e bem-estar”. O gerente administrativo do HU-Univasf, Heitor Leite, sinalizou a relevância da atuação da CIPA para a instituição: “A administração hospitalar deve trabalhar junto à comissão com o intuito intensificar a cultura de prevenção de acidentes, contribuindo para resultados satisfatórios em todas as áreas”, reconheceu o gestor.
Os possíveis efeitos nocivos do adoecimento mental na rotina laboral foram abordados durante uma apresentação teatral, logo após a abertura, com a participação voluntária dos artistas Fabiana Leão (Tia Faby) e José Luiz de Souza Filho (Zezinho Lecter), estimulando a plateia a intensificar o espírito colaborativo e o gerenciamento das emoções. A programação ainda evidenciou temas como higiene do sono, estresse ocupacional, afastamentos, inteligência emocional, biossegurança, bem como estratégias de autocuidado, a partir de conhecimentos compartilhados por convidados internos e representantes de outras organizações. Os participantes também foram contemplados por uma oficina que envolveu práticas de ventosaterapia, contribuindo para o relaxamento muscular.
Concebida em formato híbrido, a VI SIPAT alcançou profissionais atuantes em variados turnos e áreas através da transmissão simultânea pela internet, envolvendo mais pessoas em torno da discussão sobre saúde e segurança no trabalho.