Agronegócio

Vinhos pernambucanos chegam à maior feira da fruticultura no Hemisfério Sul

As vinícolas associadas ao Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (VINHOVASF) marcam presença na Fruit Attraction São Paulo 2026, considerada a principal feira internacional do setor de frutas e hortaliças no hemisfério sul. O evento começa nesta terça-feira e segue até o dia 26 de março, no São Paulo Expo & Convention Center, reunindo produtores, exportadores e compradores de diversos países.

Representando Pernambuco e o município de Lagoa Grande, as marcas de vinhos Rio Sol, Rio Valley e Garziera expõem na feira a convite do Governo do Estado. A participação integra a estratégia estadual de promoção da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, reconhecida pela força de mercado e pela capacidade produtiva ao longo de todo o ano.

Dados da Produção Agrícola Municipal (PAM/IBGE 2024) reforçam a relevância da região no cenário nacional: Pernambuco responde por cerca de metade das exportações brasileiras de uva de mesa, e a cadeia produtiva da fruta gera milhares de empregos, desempenhando papel central na economia regional.

“Lagoa Grande tem um papel fundamental nesse cenário. Somos hoje o segundo maior polo produtor de uva do país e o quarto em valor agregado de frutas no Brasil, com um nível de produtividade que se destaca nacionalmente. Isso é resultado de um trabalho consistente no campo, aliado às condições únicas do nosso território. Estar em uma vitrine como a Fruit Attraction reforça essa força e projeta ainda mais o potencial do nosso município para novos mercados”, destaca Valman Rivas, secretário especial de Representação Recife-Brasília da Prefeitura de Lagoa Grande (PE).

Com condições climáticas singulares, o Vale do São Francisco permite mais de um ciclo anual de produção, o que sustenta tanto a exportação da fruta in natura quanto o desenvolvimento da vitivinicultura local.

“Participar de uma plataforma de negócios como a Fruit Attraction é uma oportunidade estratégica para mostrar a qualidade dos vinhos produzidos em nossa região a um público altamente qualificado. Estamos falando de importadores, distribuidores e profissionais que moldam diretamente o setor. Esse acesso direto abre portas e nos permite expandir a projeção dos nossos rótulos no Brasil e também no exterior”, afirma Rodrigo Fabian, diretor de enologia das marcas Rio Valley e Garziera e diretor executivo do VINHOVASF.

A iniciativa também busca fortalecer a imagem do estado como referência em competitividade e inovação no agronegócio brasileiro. Além das vinícolas, Pernambuco participa com um estande institucional que reúne órgãos estratégicos ligados ao fomento econômico e agrícola. A ação é coordenada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, o Instituto Agronômico de Pernambuco, o Porto de Suape e o Ceasa-PE.

Alcance internacional e local

O VINHOVASF amplia sua presença em eventos pelo Brasil e confirma participação pelo segundo ano consecutivo no Festival de Vinhos, Queijos e Delícias de Triunfo (PE). Entre os dias 2 e 4 de abril, as vinícolas Rio Sol, Rio Valley e Vinhos Garziera estarão na 6ª edição do evento, que reúne apreciadores de vinhos e queijos, produtores regionais, chefs, artistas e turistas em torno da gastronomia e da cultura do Agreste pernambucano. A iniciativa ocorre entre 18h e 0h no Pátio de Eventos Maestro Madureira, com entrada gratuita.

Com 20 estandes dedicados à exposição e comercialização de vinhos, queijos, artesanato e culinária regional, o festival propõe uma experiência sensorial que une aromas, sabores e harmonizações à arquitetura histórica da cidade. Além das degustações, o público poderá acompanhar apresentações musicais com artistas regionais, participar de oficinas e cozinhas-show com chefs e produtores locais, visitar museus e assistir a manifestações culturais tradicionais — com destaque para o icônico Careta de Triunfo, patrimônio da cultura pernambucana.

O período também coincide com a 51ª edição da Paixão de Cristo de Triunfo, um dos espetáculos religiosos mais tradicionais do estado, que reforça o apelo turístico e cultural do município durante os dias do festival. Para o VINHOVASF, a presença em Triunfo reafirma a estratégia de levar os vinhos tropicais do Vale do São Francisco a diferentes públicos e regiões, aproximando produtores e consumidores também no mercado regional.

Serviço
Fruit Attraction São Paulo 2026
Data: 24 a 26 de março de 2026
Local: São Paulo Expo & Convention Center (SP)
Estande de Pernambuco: C25/D24
Participação: Vinícolas Rio Sol, Rio Valley e Vinhos Garziera, além de órgãos do Governo de Pernambuco

VI Festival de Vinhos, Queijos e Delícias de Triunfo
Data: 2 a 4 de abril de 2026, 18h a 0h
Local: Pátio de Eventos Maestro Madureira, Triunfo (PE)
Participação: Vinícolas Rio Sol, Rio Valley e Vinhos Garziera
Entrada gratuita.

Compartilhe: