Visual do rio São Francisco na orla já é outro com a retirada das baronesas pela Prefeitura de Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

DSCN0006DSCN0007O visual já é outro nas margens do rio São Francisco em Petrolina/PE. O cenário agora é de limpeza por conta da ação ambiental que vem sendo executada há duas semanas pela Prefeitura Municipal por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). A ação se constitui na retirada das baronesas do local. Já foram recolhidas, segundo os profissionais que executam o serviço, mais de 400 toneladas da vegetação.

A baronesa se prolifera em local de grande poluição, como vinha ocorrendo na área, cartão postal da principal cidade do sertão pernambucano. Agora o trabalho da AMMA chegará num local de maior dificuldade, nas proximidades do Circulo Militar. A ação contará com auxilio de embarcações.

 DSCN0014

Vergonha

Enquanto a Prefeitura limpa, a Compesa continua sujando. Os esgotos ainda enfeiam o cenário da beira do rio do lado petrolinense. Onde está a promessa da empresa do estado em acabar com essa vergonha contra o patrimônio da região que é o Velho Chico? O rio São Francisco não merece tamanha agressão com esgotos espalhados em suas margens.

Blog do Banana

Related Posts

3 comentários

Cristiano Rocha Moura 8 de abril de 2017 - 14:03

Que pena a retirada da planta que é um dos principais despoluentes naturais. “O visual agora já é outro”… com certeza é outro: 1) aumentará o assoreamento do rio, quando a chuva levar a terra desprotegida de vegetação; 2) a água ficará mais suja, sem as baronesas, chigoga ou aguapé (Eichhornia crassipes), que diminuíam a toxicidade dos esgotos; 3) as aves aquáticas e as últimas capivaras estão ficando sem seu lar. Petrolina deve ser a ÚNICA cidade do mundo que remove despoluentes, bem na era da internet, onde você encontra bilhões de informações. De fato, “um povo tem o governo que merece”. É muita ignorância sobre meio ambiente!!! Observem a mata ciliar de Juazeiro (BA)
Cristiano Rocha Moura (cirurgião-dentista; agrônomo; naturalista auto-didata)

Responder
Daniel Amorim 18 de dezembro de 2014 - 18:25

A prefeitura está realizando uma ação paliativa, pois com descaso que o poder público têm com o nosso amado Velho Chico, as Baronesas voltarão a fazer parte da paisagem da beira do rio. O que é necessário é uma ação concreta de revitalização das margens do rio, pois se notar o local sem essas plantas o que sobra é um pleno desmatamento e com certeza envergonha a nossa amada Cidade. O ministério Público deve atuar de forma mais incisiva na solução deste Problema obrigando os poderes Municipais, estudais e Federais a zelarem pelo no nosso maior tesouro que o nosso Rio da Integração.

Responder
Daniel Amorim 18 de dezembro de 2014 - 18:24

A prefeitura está realizando uma ação paliativa, pois com descaso que o poder público têm com o nosso amado Velho Chico, as Baronesas voltarão a fazer parte da paisagem da beira do rio. O que é necessário é uma ação concreta de revitalização das margens do rio, pois se notar o local sem essas plantas o que sobra é um pleno desmatamento e com certeza envergonha a nossa amada Cidade. O ministério Público deve atuar de forma mais incisiva na solução deste Problema obrigando os poderes Municipais, estudais e Federais a zelarem pelo no maior tesouro que o nosso Rio da Integração.

Responder

Deixe um comentário