O presidente de Cuba, Raúl Castro, ouviu elogios pelos médicos de seu país que estão atendendo no Brasil pelo programa Mais Médicos, do governo federal, que tem objetivo de suprir a demanda de profissionais em cidades do interior e em áreas carentes das capitais.
Raúl parou em Salvador para fazer escala do voo que fez da África do Sul, onde participou do funeral do ex-presidente falecido Nelson Mandela.
O líder cubano almoçou e passou a tarde no Palácio de Ondina, com o governador Jaques Wagner. Bem humorado, Raúl foi recepcionado pelo petista no aeroporto de Salvador e aproveitou para comer um acarajé antes de seguir para a sede do governo da Bahia.
O teor do encontro não foi divulgado pela assessoria de Jaques Wagner, mas segundo o jornal Tribuna da Bahia, o governador disse a Raúl Castro que o Mais Médicos “é um sucesso” no estado e que a população tem se mostrado satisfeita com atendimento prestado pelos estrangeiros, cuja maioria é de Cuba.
O programa do governo federal já destinou 791 profissionais que estão atuando 321 municípios da Bahia, que é o estado mais assistido. Aproximadamente 70% dos médicos estrangeiros é de Cuba.
Fidel também fez escala vindo da África e foi recebido por ACM
Conforme lembrou o jornal A Tarde, Raúl repetiu em Salvador o roteiro de seu irmão Fidel Castro, que em agosto de 1998 também voltava da África do Sul e foi convidado pelo falecido senador Antonio Carlos Magalhães para jantar no Palácio de Ondina.
ACM era amigo de Fidel desde a época em que foi ministro das Comunicações do governo José Sarney. Nesse cargo, ajudou a implantar o DDD em Cuba, o que o aproximou de Fidel. (Brasil247)
Blog do Banana