Apesar de as forças conservadoras terem firmado um acordo em torno do golpe parlamentar que tornou Michel Temer presidente do Brasil, os estados nordestinos tendem a eleger e a reeleger candidatos majoritários progressistas, de esquerda e defensores dos governos Lula e Dilma. Essa é a análise do jornalista e analista político Walter Santos, Publisher da Revista NORDESTE, que faz uma avaliação sobre a eleição em todos os estados da região.
Para ele, esta é a realidade projetada para o conjunto do que representam os aliados de Temer nos 9 estados nordestinos, onde pontificam nomes conhecidos como de José Sarney, ACM Neto, Mendonça Filho, Cássio Cunha Lima, Tarso Jereissati, João Agripino Filho, Mão Santa e João Alves Filho.”
O analista político dia ainda que “Antes de qualquer juízo de valor, se faz preciso admitir que o Nordestino tem senso crítico muito apurado e já não vota como boiada, e sim dentro de critérios de avaliação por quem mais tem contribuído por sua realidade. Isto é o que faz Lula imbatível no Nordeste”.
Leia aqui na íntegra. (247)