Educação de Cabrobó avança com a valorização do professor e do ensino, além construção de novas escolas no município

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Um dos investimentos mais valorosos em qualquer esfera de poder, é àquele destinado à educação. No governo do prefeito Marcílio Cavalcanti, em Cabrobó, essa premissa vem sendo levada à sério e colocada em prática desde o começo do governo. Quem atesta é a secretária municipal de Educação, Lorena Sampaio.

“A busca constante para ampliar e melhorar os índices educacionais em nosso município, vem sendo nossa meta desde o começo do governo. Temos atuado para acabar com a nucleação nas escolas na zona rural. Com diálogo, temos convencido as famílias que a nucleação em escolas polo é positiva”, frisou.

Conforme Lorena, foram nucleadas seis unidades, com investimentos no transporte dos alunos. “Colocamos professores da própria comunidade nessas novas unidades, sem falar que as crianças foram transferidas para novas escolas padrão FNDE, garantindo a qualidade no ensino”, revelou a secretária.

A busca por melhorar e ampliar o atendimento à educação infantil, é outro foco da atual gestão de Cabrobó. Lorena conta que a cidade dispõe de uma creche em tempo integral com 140 alunos matriculados e outras duas unidades que não são de ensino integral.

“Estamos conscientes que precisamos criar mais vagas. Existe dificuldade com a questão de novas estruturas, os recursos também não são suficientes, mas temos buscado melhorar também nesse ponto da educação infantil. Uma creche do Pró-infância está em construção e queremos injetar nossa atenção para a educação infantil, porque base é tudo. Estamos mobilizados para isso”, acrescentou a titular da pasta de educação cabroboense

Novas escolas

O prefeito Marcílio Cavalcanti conseguiu destravar os recursos para a construção de 11 novas escolas na rede municipal e uma quadra de esportes. Já foram entregues novos prédios na zona rural.

“São todas na zona rural, prédios novos para oferecer uma melhor qualidade de ensino em toda a cidade. Nosso projeto de nucleação foi pensado já com a aquisição das novas escolas”, considerou Lorena Sampaio.

De acordo com a secretária, a rede municipal de Cabrobó conta atualmente com 5 mil alunos matriculados. O município avançou nos índices do SAAPE, do sexto ao nono ano, que é a avaliação feita pelo governo do estado e a finalidade é melhorar também os anos iniciais, entre o primeiro e quinto ano.

“Das sete cidades da regional do sertão do São Francisco, fomos o município de maior crescimento nos índices de melhoria do ensino nos anos finais do ensino fundamental”, disse a secretária. Lorena ressaltou a importância da valorização dos docentes também para as conquistas de uma educação de qualidade em Cabrobó.

“Já demos o aumento de 6,8% do piso nacional esse mês, retroativo a janeiro e mais que dobramos o valor pago aos professores contratados”, conta Lorena Sampaio. A pasta também tem uma parceria com o governo estadual sendo uma das 15 cidades no estado a integrar o Programa de Educação Integrada coordenado pela secretaria estadual de Educação.

“Começou no ano passado com a melhoria na escola de referência em tempo integral que é a Escola Evandro Ferreira que vem sendo reformada para iniciarmos com esse trabalho da educação integral, além da parceria para uma melhor formação dos nossos docentes, com formação bimestral; para os gestores, tudo sendo monitorado a cada dois meses. É um parceria que deu muito certo”, concluiu a secretária Lorena Sampaio.

Related Posts