Dia Mundial do Livro: Cantinhos da leitura atraem estudantes de escolas municipais de Juazeiro

Por Ricardo Banana
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Um cantinho colorido na sala de aula, repleto de livros e recursos para a leitura. Assim são os “Cantinhos da Leitura” instalados em 64 escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro. O projeto, que é implantado em todas as salas de aula das unidades escolares contempladas, integra o conjunto de ações da política do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), instituída pelo Ministério da Educação (MEC), em 2023, com o objetivo de apoiar o processo de alfabetização das crianças no Brasil.

No Dia Mundial do Livro, as crianças da Escola Municipal Professora Leopoldina Leal, no bairro Quidé, comemoraram fazendo o que fazem todos os dias: lendo. “O Cantinho da Leitura funciona todos os dias na escola. Diariamente, no momento da acolhida, quando os estudantes chegam às salas e antes de começar a aula, as professoras fazem uma contação de história. Além disso, duas vezes por semana, em suas turmas, as crianças têm o seu horário de sentar, folhear os livros, fazer a leitura e compartilhar com os colegas o que observaram”, conta a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Maria do Carmo Pereira Gomes.

A iniciativa visa, através de recursos financeiros, fomentar a prática da leitura entre os estudantes, prioritariamente, os alunos do ciclo de alfabetização, que são os do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, e também para as turmas do 3º, 4º e 5º ano.

Articuladora municipal de gestão e formação do CNCA (MEC/Juazeiro), Geisa Gabrielle Santos destacou a experiência do município com o processo de alfabetização e com a política educacional. “As ações, dentro do âmbito da alfabetização, que envolvem as boas práticas de leitura, sempre foram uma marca registrada da educação de Juazeiro e, através do recurso financeiro destinado aos Cantinhos de Leitura, foi possível requalificar espaços que já existiam em algumas escolas e criar novos. Juazeiro teve 64 escolas contempladas através dos critérios instituídos pelo MEC, mas independentemente dos espaços instituídos a partir da iniciativa do Ministério, a prática de incentivo a leitura está presente em todas as escolas da nossa rede e só tende a ser fortalecida e ampliada para reverberar na aprendizagem significativa das nossas crianças”, frisou Geisa.

A iniciativa vem sendo aprovada pelas crianças. “É muito bom quando eu chego na escola e vejo que tem muitos livros pra escolher. Eu gosto muito de ler, porque é legal, a gente aprende muitas coisa e fica inteligente”, disse Eloá Santos Farias, 7 anos, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, na Escola Leopoldina.

Texto: Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ

Fotos: Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ

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