Ex-prefeito de Água Preta apoia Sílvio Costa por ser “o maior lulista no Congresso Nacional”

Pré-candidato ao Senado e vice-líder da oposição ao governo Temer, na Câmara Federal, o deputado Sílvio Costa (Avante) recebeu importante reforço ao projeto majoritário de outubro, com a declaração pública de apoio, nesta segunda-feira (11), do ex-prefeito e líder da oposição no município de Água Preta, Armando Souto, do PDT, na Mata Sul do Estado. “Voto em Sílvio Costa porque ele é o maior ‘lulista’ no Congresso Nacional”, justificou o apoio Armando Souto, ressaltando ainda que em Pernambuco o deputado é uma alternativa de renovação no Senado.

O nome Água Preta advém das águas escuras do Rio Una. Originalmente, o distrito foi criado em 1809, subordinado a Rio Formoso, e elevado a município em 1892. Com 125 anos de emancipação, uma população superior a 35 mil habitantes (IBGE) e distante 102 Km do Recife, o município de Água Preta tem participação marcante em dois episódios históricos de Pernambuco.

Por suas terras passaram a Guerra dos Cabanos (Cabanada, 1832), revolta popular que queria a restituição do poder imperial a D. Pedro I, que havia abdicado em 1831, e a preservação das terras cabanas, e a Revolução Praieira (1848), movimento de caráter liberal e separatista que eclodiu na Província de Pernambuco, tendo como herói o capitão Pedro Ivo Veloso da Silveira, natural de Água Preta, que reivindicava o voto livre, o fim do cativeiro e a liberdade de imprensa.

Deixe seu comentário