A Seca No Sertão é Culpa de Deus?‏

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Meus amigos,

Desde pequenininho, ainda estudante no Colégio D. Bosco, Petrolina PE, em sala de aula, durante as aulas de História do Brasil, quando necessariamente passávamos à estudar a Política e os Políticos do Nordeste, que sempre um tema “PAVOROSO” vinha na mesa de debates: A SECA.

Pois muito bem, neste período, como víamos e até era alvo de vários trabalhos em equipe, apresentáveis na sala de aula, diante de todos os alunos, sempre deparávamos diante de algo muito “VERGONHOSO” para a época, e que ainda é o meio utilizado pelos políticos regionais para manter a “ILUSÃO DO COMBATE A SECA”: O Carro Pipa, e as Cisternas, que “nunca enchem de água”.

Ora, meus amiguinhos, todos nós sabemos que a Seca no Sertão não é uma novidade. Mas parece ser ainda a bandeira “ilusionista”, eleitoreira de muitos políticos de renomado perfil histórico aparente.

De quem é a culpa pelas conseqüências da seca no Sertão? De Deus ou dos Homens?

Os políticos em busca de votos, são tão descarados e ligeiros em pensar: “Vamos acabar com a seca no Nordeste.” Impossível. A seca é um fenômeno natural e presencial, do qual jamais e ninguém poderá modificar isto. No entanto, as conseqüências advindas da seca no Nordeste “poderiam ou não” ser minorizadas. Porque?

Existe alguma força maior para o combate a seca do que a política? Não existe. Sem a vontade, verdadeira dos poderosos políticos, fica difícil reagir diante a tamanha devassidão advinda da seca no Sertão. De quem é a culpa?

A política retrógrada, desde a era de Arraes, baseada no Carro Pipa, na construção das Cisternas, “que nunca enchem”, ainda é praticada em grande escala pelos políticos do Sertão. Porque? Seca é sinônimo de “VOTOS GARANTIDOS”. Um carro pipa aqui, uma cisterna ali, outro aquém e muitos votos computados, permanecendo à pobreza.

Á água é a base para o desenvolvimento.

O que falta mesmo é VONTADE, COMPROMISSO E ATITUDE POLÍTICA, para resolver os problemas da conseqüência da seca no Sertão. Porque? Hora, existe uma energia enorme, além de recursos públicos, empregados na Transposição do Rio São Francisco, que fica aqui ao lado, para levar água a outros Estados do Nordeste….Mas não existe uma só política séria e sincera, para o combate a Seca.

Deus é o culpado disso?

Não é não.

Deus tenha piedade do povo do Sertão.

Moraes de Carvalho

Texto e Ilustração: Moraes

Blog do Banana

Related Posts

15 comentários

Davi 2 de maio de 2012 - 17:23

SE EXISTE PUXA SACO EU NÃO QUERO NEM SABER, SE EXSTE BABA OVO TO NEM AI, MAS O POVO DA SECA ESTÃO PRECISANDO DE QUALQUER UM QUE QUEIRA AJUDAR, NÃO IMPORTA LADO POLITICO E DE QUEM CRIOU O BLOG, É HORA DE EJETAR QUEM NÃO QUER AJUDAR.
DEIXE O HOMI TRABALHAR.

Responder
Juliana 1 de maio de 2012 - 20:12

Nossa não sabia que a culpa de não chuver era de FBC, FBCF e Gonzaga..
pense que falta de criatividade colocar o culpa de não chuver neles..
Parece piada isso!!

Responder
jorge 1 de maio de 2012 - 18:26

o prefeito verde so não deixou como deve ter bancado a criação desse blog. banana você só estar se queimando mais ainda. porque que ouvi sempre os programas de radio da nossa cidade via você todo dia metendo o pau no prefeito e de uma hora para a outra mudou de lado.
perguntar não ofende qual foi o motivo dessa mudança tão repentina?
quando nos encontrarmos pessoalmente lhe farei essa pergunta.
você como candidato a vereador banana não teria nem 100 votos pode ter certeza disso.
ouço de algumas pessoas da sua propia familia que não votaria em você e também dos moradores do KM2 o bairro onde você morra.

Responder
Petrolinense 1 de maio de 2012 - 11:43

È vergonhoso um cara fazer um comentario sobre pessoas de ilibada conduta na nossa fraca política nacional,tetaram derrubar nosso ministro e o mesmo saiu muito mais forte.Quem é natural de Petrolona sabe quem ajudou a Petrolina ser a Metropole que hoje é,venham com uma eleição disputada decente ,mostre trabalho,e agora a pergunta que não quer calar,não deu tempo de fazer nenhuma obra estruturadora? O povo só se engana uma vez Dr.Júlio Lost,

Responder
alexsandra 1 de maio de 2012 - 11:26

meu deu ainda tem pessoas que acha que esse texto,é tirarecionado a partidos ou a politicos,que seja,povo sertanejo é quem esta sofrendo com a seca,olha o povo morrendo de sede,os animais morrendo de sede,onde ficar o são franccisco é na china,que não tem politicas poblicas voltadas pra essas questões,que classe é essa , queninguem olha luta, o povo sem humildade.parabens politicos brasileiros. deixa o povo morre que vcs terão voltos…..

Responder
DAVID NOMERO DE MACEDO 1 de maio de 2012 - 11:24

OS POLITICOS SÃO CULPADO POR QUE ENGANA O POVO, MAS A CULPA NÃO É DELES É DO POVO QUE CONFIAM NOS MESMO A VIDA TODA. GOVERNO NEM UM PODE CONTROLAR SECA, MAS PODE MELHORAR OS EFEITOS…………NADA MAIS QUE ISSO, APESAR QUE SECA DERRUBA MUINTOS DO PODER, O FINADO ARRAES TEVE UMA NA SUA VIDA…… E LHE CUSTOU UM MANDATO, VAMOS VER SE O FILHO FICA EM PÉ COM ESSA QUE VAI DURÁ UNS DOIS OU TRÊS ANOS…..QUEM VIVER VERÁS.

Responder
PETROLINA DE OLHOS BEM ABERTOS. 1 de maio de 2012 - 10:42

FERNANDO BEZERRA COELHO,FERNANDO COELHO FILHO E GONZAGA PATRIOTA SÃO OS NOSSOS PILARES LÁ EM BRASÍLIA,MUITO BOM COM ELES,PIOR SERIA SEM ELES.IMAGINEM O SERTÃO SEM NILO COELHO,COMO SERIA PETROLINA SEM O PROJETO SENADOR NILO COELHO.ENTÃO,PERGUNTAR NÃO OFENDE.COMO SERIA PETROLINA SEM A FAMÍLIA COELHO?

Responder
Joaquim do Amor Divino 1 de maio de 2012 - 12:07

pior seria sem eles??? quando tinhamos Oswaldo( federal) e Geraldo (estadual), aí sim estavamos bem representados. eles brigavam por Petrolina, independentemente de quem era ao prefeito, se era guilherme ou fernando!!

hoje nossos deputados não fazem nada pela cidade, com medo do povo achar que foi o prefeito, e este ganhar votos, já o governador , é a mesma coisa, não tá nem aí pra petrolina porque o Prefeito não é seu seguidor!!
podem até dizer que politica é assim mesmo, mas isso me dá é nojo!!

Responder
Ítalo 1 de maio de 2012 - 10:34

BANAMA TERIA 12 VOTOS SE FOSSE CANDIDATO.

Responder
Gilmar Tomaz 30 de abril de 2012 - 23:28

O BANANA CRIOU ESTE BLOG, SÓ PRA CRITICAR, GONZAGA, FBC E FBF.
OLHA A COR DO BLOG, JÁ DIZ TUDO.

Responder
Hugo 30 de abril de 2012 - 21:59

Fernando Filho não ganha essa eleição. Povo de Petrolina vamos provar que dinheiro não é tudo. Vamos que vamos!

Responder
Juquinha 30 de abril de 2012 - 21:56

Desde pré-candidato só tem Vilmar Cappellaro. Ainda sonho que um dia ele possa ser vice de Odacy. Se ele não for vice de Odcy é melhor sair sozinho.

Responder
Joaquim do Amor Divino 30 de abril de 2012 - 20:59

se a intenção de quem escreveu o texto é denegrir a imagem de algum politico não sei, nem quero saber . . .
o que sei, é que é td eleição é a mesma coisa, nossos deputados não fazem nada para tentar amenizar os efeitos da seca, aí na eleição mandam carro pipa p tooooooodo mundo!!! ganham seus votos, depois no ano seguinte o sertanejo se lasca novamente . . .

Responder
mary 30 de abril de 2012 - 20:21

gosto demais do trabalho de julio Lossio,mas deixar um puxasaco criar um blog sò para tentar denegrir a politica de FBCfF é jogo sujo

Responder
jorge 30 de abril de 2012 - 18:28

MORAES VAI PROCURAR O QUE FAZER E DESDE DE QUANDO FBC,FBCF E GONZAGA SÃO DEUS PARA NOS MANDAR CHUVA. OLHA NÃO SOU SECRETARIO DELES E TAMBÉM NEM OS CONHEÇO MAIS RESPEITA A HISTORIA DE QUE FEZ E FAZ MUITO POR NOSSA REGIÃO.
RECOLHA SUA ISIGNIFICANCIA PORQUE VOCÊ DEVE SER MAIS DESSES PUXA SACOS QUE QUER ALGUM TIPO RETORNO NA POLITICA.COLCOCA SUA CARA AI PRA GENTE VER QUEM VOCÊ É. QUEM É VOCÊ EM NOSSA REGIÃO O QUE VOCÊ FAZ?
BANANA A GENTE JA CONHECE A MUITO TEMPO NÃO TERIA NEM OS VOTOS DE TODOS SEUS FAMILIARES.

Responder

Deixe um comentário