65ª melhor cidade no país pra se viver, Petrolina tem destaque nas ações sociais

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem1A pesquisa realizada pela Delta Economics & Finance, publicada pela Revista Exame, apontou as 100 melhores cidades do Brasil. Petrolina, aparece em 65º lugar no ranking.

A cidade sempre foi manchete na imprensa pela cultura da produção e exportação de frutas. Agora, conquista espaço na mídia nacional por se destacar não apenas na agricultura irrigada: A pesquisa analisou 77 características. Entre as variáveis consideradas estão saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, economia e governança, entre outros fatores. No aspecto de infraestrutura, a pesquisa revelou que na variável domicílios, por exemplo, que engloba entre outros pontos, a coleta de lixo e energia elétrica, dos cinco pontos possíveis, Petrolina atingiu 4,03.

Essa conquista é prova de que a cidade avança em todos os aspectos, sem descuidar do social. O Município, através Secretaria de Cidadania, tem trabalhado para trazer mais dignidade e atendimento de qualidade para seus moradores e beneficiários dos serviços sociais da cidade.

Nove Centros de Referencia e Assistência Social (CRAS), espalhados por todo o município e mais um construção. Um Centro Especializado em Assistência Social (CREAS). Um Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM). Secretarias Executivas da Mulher, de Acessibilidade e do Banco Municipal de Emprego (BAMEM). Uma Superintêndencia voltada para a juventude e ainda 32 programas voltados para as políticas de Assistência Social. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também se destacado na cidade: agrupa os agricultores familiares e garante que seus produtos recebam preço justo, aumentando ainda mais sua produtividade.

Petrolina beneficia 35 mil famílias, através de programas assistenciais, em parceria com o Governo Federal. Pela amplitude de serviços que gerou no Vale do São Francisco, tornou-se cidade pólo, com crescimento acima da média. Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem sido imprescindíveis para o atendimento às famílias da região, através dos Centro de Convivência dos Idosos, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Centro da Juventude, que acaba de inaugurar a 7ª sala de Telecentro de inclusão Digital, no total serão 11 unidades instaladas. O UNICEF reconheceu os esforços da cidade nas políticas voltadas para a juventude referendando com o Selo Município Aprovado na Edição 2009/2012.

“Esse reconhecimento de Petrolina como 65ª melhor cidade do país é a soma de trabalho dedicado e amoroso feito pela gestão Julio Losiso, através da equipe da Cidadania, que busca estar sempre à frente para que novos objetivos sejam alcançados. Temos motivos de sobra para nos congratular, Petrolina nos surpreende em todos os momentos. Só reflete que queremos e vamos conquistar mais espaço na área da assistência social. Parabéns, Petrolina, parabéns a Revista Exame” Célia Regina Carvalho – Secretária de Cidadania.

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário