Pela primeira vez na história da Central de Transplantes de Pernambuco (CT/PE), o estado conseguiu um crescimento de 303% no número de transplantes de córneas. No primeiro mês de 2012, 113 pessoas conseguiram realizar o procedimento e saíram da fila de espera. No mesmo período do último ano, apenas 29 foram realizados. Este é considerado o recorde histórico pela CT/PE. Apesar do mês bem sucedido, outros 1.255 pacientes continuam na expectativa pela doação do órgão.
De acordo com a coordenadora do CT/PE, Zilda Cavalcanti, o grande número de transplantes só foi possível devido ao funcionamento de Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes e das Organizações de Procura de Órgãos de Pernambuco. Os grupos comunicam de imediato os casos de morte encefálica e já entram em contato com a família para agilizar o processo.
Atualmente, somente nove unidades de saúde são habilitadas pelo Ministério da Saúde para fazer esse tipo de intervenção cirúrgica. Os centros de referência são a Fundação Altino Ventura e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.
Lista de espera por transplante
Córnea 1.255
Rim 1.877
Fígado 160
Rim/Pâncreas 5
Coração 5
Fonte: Diario de pernambuco
Blog do Banana
1 comentário
como eu faço pra mim cadastra no trasplate de cornea.