Pernambuco bate recorde em transplante de córneas

Pela primeira vez na história da Central de Transplantes de Pernambuco (CT/PE), o estado conseguiu um crescimento de 303% no número de transplantes de córneas. No primeiro mês de 2012, 113 pessoas conseguiram realizar o procedimento e saíram da fila de espera. No mesmo período do último ano, apenas 29 foram realizados. Este é considerado o recorde histórico pela CT/PE. Apesar do mês bem sucedido, outros 1.255 pacientes continuam na expectativa pela doação do órgão.

De acordo com a coordenadora do CT/PE, Zilda Cavalcanti, o grande número de transplantes só  foi  possível devido ao  funcionamento de Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes e das Organizações de Procura de Órgãos de Pernambuco. Os grupos comunicam de imediato os casos  de morte encefálica e já entram em contato com a família para agilizar o processo.

Atualmente, somente nove  unidades de saúde  são habilitadas pelo Ministério da Saúde para fazer esse tipo de intervenção cirúrgica. Os centros de referência são a Fundação Altino Ventura e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.

Lista de espera por transplante

Córnea              1.255
Rim                   1.877
Fígado               160
Rim/Pâncreas     5
Coração             5

 

Fonte: Diario de pernambuco

Blog do Banana

Deixe seu comentário