Empresas do ramo da construção civil e setor sucroalcooleiro foram notificadas pela Auditoria Fiscal do Trabalho para a audiência coletiva sobre aprendizagem profissional desta quarta (10)
A Auditoria Fiscal do Trabalho em Pernambuco notificou 136 empresas do ramo da construção civil e setor sucroalcooleiro em função do baixo índice de contratação de jovens aprendizes, apesar do grande potencial de contratação destes empregadores. Nesta quarta (10), as corporações devem participar da audiência coletiva sobre aprendizagem profissional.
De acordo com informações repassadas pela Auditoria Fiscal do Trabalho, neste ano foi adotado um modelo diferente dos anteriores: as empresas foram notificadas antecipadamente em julho, e nesta quarta (10), vão comprovar se atenderam ao chamamento oficial. A regra anterior era primeiro ter a audiência coletiva e só depois emitir as notificações.
“Resolvemos experimentar essa forma para dar mais visibilidade aos resultados de contratação de aprendizes ainda no mês de setembro. Foram notificadas para a audiência 136 estabelecimentos, dos setores especificados; a expectativa é que 1304 mil jovens sejam contratados como aprendizes”, afirma a auditora fiscal do trabalho Simone Brasil, coordenadora da aprendizagem no Estado.
O potencial de aprendizagem em Pernambuco, segundo o IDEB de agosto de 2025 é de 34.490 mil aprendizes, contudo, só 59,5%, ou seja, 20.523 mil estão contratados. Fazem parte da audiência representantes do MPT, TRT, MPPE e Fórum da Aprendizagem.
Fonte: DiarioPE
