Direitos Humanos

Crianças Sabidas aborda saúde, vacinação e os desafios da desigualdade

O episódio sobre o ODS 3 analisa os avanços em saúde no Brasil

O terceiro episódio do podcast Crianças Sabidas apresenta o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS 3), que trata da promoção da boa saúde e do bem-estar para todas as pessoas.. O podcast explica como o Brasil tem avançado — e quais desafios ainda enfrenta — para cumprir as metas até 2030.

Apresentado pela jornalista Akemi Nitahara, com a participação da pequena Maria Eduarda Arcoverde, a “perguntadeira oficial” do podcast, o episódio mostra que, embora o país tenha alcançado ou até superado algumas metas globais, as desigualdades regionais, raciais e sociais continuam impactando os indicadores de saúde.

Dados do Relatório Nacional Voluntário dos ODS, elaborado com apoio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revelam avanços na redução da mortalidade materna e infantil. Ainda assim, os índices seguem mais elevados entre mulheres pretas, indígenas e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o que reforça o princípio central dos ODS: não deixar ninguém para trás.

O episódio também trata de temas como gravidez na adolescência, mortes no trânsito, combate a doenças infecciosas — como tuberculose e HIV — e os impactos da pandemia de covid-19, que prejudicou o avanço de dezenas de metas globais ligadas à saúde.

Outro destaque é o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) como instrumento central para garantir o acesso universal a serviços, medicamentos e vacinas. O programa lembra que o Brasil é referência internacional em imunização, com 30 vacinas oferecidas gratuitamente, embora a cobertura vacinal ainda enfrente desafios após a pandemia.

Com linguagem leve e informativa, o Crianças Sabidas reforça que saúde não depende apenas de hospitais, mas de políticas públicas integradas, educação, redução das desigualdades e investimento contínuo no cuidado com as pessoas.

Ouça o terceiro episódio: O podcast Crianças Sabidas é uma produção original da Radioagência Nacional.

Os episódios também estão nas principais plataformas de áudio.

 Você pode conferir, no menu abaixo, a transcrição do episódio, a tradução em Libras e ouvir o podcast no Spotify, além de checar toda a equipe que fez esse conteúdo chegar até você.

Fonte: Radio Agência.

Compartilhe: