A casa rural de Petrolina está sendo demolida e os nossos representantes se calam!

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Hoje, 24 de julho, ao passar em frente à casa rural,  um dos maiores patrimônios da história de Petrolina , monumento que sempre teve como finalidade abrigar o povo do interior  de nossa cidade que não tinha onde se abrigar, vimos que a mesma está sendo demolida para dar espaço aos novos  empreendimentos imobiliários e, para nossa surpresa, não vimos nenhum veículo de comunicação e nem  a classe política se manifestar em defesa desse patrimônio.

Quando o prefeito Julio Lossio tentou vender o estádio municipal Paulo Coelho, muitas vozes foram contra e a câmara impediu a venda do estádio, deixando Petrolina fora do circuito da copa de 2014. A intenção do prefeito era construir uma arena multi-uso,  um equipamento  moderno que viria a contemplar várias modalidades esportivas e receber uma seleção participante da copa em 2014 em nossa cidade. Onde ficaram essas vozes?

Nós sabemos que a Casa Rural é ou era um bem do Sindicado Patronal de Petrolina, e que  a entidade tem toda  autonomia e domínio perante a casa. O que não concordamos é com sua demolição, sendo deixada  de lado a história de Petrolina. Em nosso entendimento, esse patrimônio histórico deveria ter sido revitalizado para dar suporte às família interioranas que buscavam abrigo naquele local quando precisam de tratamento médico. Hoje, em Petrolina, só vai existir a casa de passagem, o bom samaritano, que fica na Areia Branca e que é mantida com ajuda de voluntários.

Blog do Banana

Related Posts

23 comentários

jaciene 7 de julho de 2013 - 0:44

ainda hoje dos bons e maus momentos que passei ali com minha familia, meu pai trabalhou mais de 25 anos e minha mãe (in memoria)ao seu lado, ela foi sobrinha de Alonso Viana.É uma pena ver todo o esforço deles indo por terra abaixo. Minha mãe sempre questionava sobre a manutenção do local, pois meu pai trabalhava em condições precárias, exposto a qualquer perigo. Morávamos na casa de nº 01 ao lado do banheiro público, onde o odor emanava o habitar da casa e ficava impossível fazer qualquer tipo de refeição. Por mais que meu pai limpasse todos os dias(o que era feito2 ou 3 vezes por dia) não conseguia amenizar aquele mal cheiro. Até larvas atravessavam as paredes da nossa casa que como disse ficava ao lado. O que queríamos que fosse então uma reforma geral desde aquela época e que se mantesse até os dias de hoje. Minha mãe faleceu aos 02 de março de 1996 se chamava Maria Gercina, e infelizmente nao viu nada do que queria acontecer.Por isso é que fico triste e quero saber onde foi parar o dinheiro da venda?OBRIGADO.

Responder
marcelo andrade 26 de julho de 2012 - 15:16

NAO IMPORTA QUEM SEJA O PROPRITÁRIO! SE A PROPRIDADE PASSOU A REPRESENTAR ALGO PARA O IMAGINARIO COLETIVO, ELA DEVIA SER RESPEITADA!!
QUEM RESIDE NAQUELA REGIÃO TEM/TINHA A CASA RURAL COMO PONTO DE REFERÊNCIA ESPACIAL E CUTURAL. O QUE FOI FITO É UM ATENTADO AO POVO PETROLINESE E O MINISTRIO PUBLICO DEVERIA INTERVIR, JA QUE A CLASSE POLITICA ANDA DE MAOS DADAS COM O RAMO IMOBILIARIO, A VARINHA DE CORDÃO DAS NOVAS RIQUEZAS NA REGIAO!!

Responder
juscilene 11 de setembro de 2012 - 22:27

NASCI E FUI CRIADA ,VIVI LÁ OS MELHORES ANOS DA MINHA VIDA,SOU FILHA DE SEU JÕAO O ANTIGO ZELADOR DA CASA RURAL , PRA MIM É MAIS QUE UM DESCASO ,ESSE LUGAR SIGNIFICA MUITO ,VIVI MOMENTOS RUINS TAMBÉM COMO A PERDA DA MINHA MÃEZINHA QUE LÁ VIVEU A MAIOR PARTE DA SUA VIDA,SIGNIFICA VIDA TAMBÉM POIS FOI LÁ QUE NASCEU MINHA PRIMEIRA FILHA.HOJE MORO EM VALINHOS NO INTERIOR DE SP,MAS É MUITO RUIM VER O LUGAR QUE VC NASCEU SER DESTRUIDO DESSE JEITO,É UMA SENSAÇÃO DE VAZIO ENORME PARECE QUE NÃO TENHO MAIS CASA ,NÃO TENHO CHÃO…ENFIM VOU LEVAR PRA SEMPRE EM MEU CORAÇÃO TUDO QUE VIVI ALI ,TODAS AS PESSOAS QUE POR ALI PASSARAM VAI SER DIFÍCIL QUANDO VOLTAR EM PETROLINA E NÃO VER MAIS A CASA RURAL, A MINHA CASA. AMO DEMAIS MINHA PETROLINA ,MAS, SEM A CASA RURAL NÃO É A MESMA COISA!!!

Responder
joao 26 de julho de 2012 - 12:32

Cade a autoridades que não estão vendo isso ??? Esse prefeito ta acabando com a nossa cidade, quando não consegue vender os patrimonios derruba , petrolinenses vejam se nao erra de novo nessas eleições , vote certo , vote 40!! Fernando filho neles.

Responder
estudante 25 de julho de 2012 - 14:33

Blog do banana só tem babão de julio lossio! igual a esse Banana!

Responder
DAVID NOMERO DE MACEDO 25 de julho de 2012 - 9:48

É O PREÇO DO PROGUESSO………………..E NÃO TEM NADA DE PATRIMONIO HISTORICO, SÓ LEMBRANÇA DE UM PASSADO QUE NÃO VOLTA MAIS. PETROLINA DEIXOU DE SER MENINA E VIROU ADULTA…………POR ISSO A SURPRESA DA DEMOLIÇÃO( É COMO O PAI QUE VER SUA FILHINHA LINDA NAMORANDO PELA PRIMEIRA VEZ.).

Responder
Junior Petrolina 25 de julho de 2012 - 8:11

Comparar esse chiqueiro horrível e particular com um estádio publico forçou a barra em todos os limites.

Responder
Tico 25 de julho de 2012 - 10:35

Chiqueiro? Mais respeito com esse patrimônio petrolinense. Sua mente alienada só pensa em política acima de tudo. Se for para vomitar bobagens, é melhor ficar calado. As pessoas que fizeram isso, a destruição do patrimônio do povo de Petrolina, precisam ser responsabilizadas por esse ato repugnante.

Responder
Margarida 25 de julho de 2012 - 0:08

COMPETÊNCIA DO NOSSO GRANDE PREFEITO….PARABÉNS DR.JULIO!!

Ranking das cidades que mais geraram emprego em PE (jan – jun)

Cidade Empregos
1º Recife 10631
2º Petrolina 8211
3º Jaboatão 4966
4º Ipojuca 3767
5º Olinda 2883
6º São Lourenço 1730
7º Caruaru 1185
8º Paulista 647
9º Serra Talhada 412
10º Sertânia 390
Fonte: MTE/Caged | Elaboração: PE Investimento

Responder
Coco seco 26 de julho de 2012 - 9:47

Engano seu!
Isso devido ao setor agrícola, que bravamente anda na contramão dos investimentos públicos. Ela (agricultura) carrega esta cidade nas costas, e o resultado é este!

Responder
ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS 24 de julho de 2012 - 23:47

E O SEU PREFEITO TAMBÉM SE CALA?
EM FALANDO NA VENDA DO ESTÁDIO PAULO COELHO,CADÊ O PROJETO DA ARENA MULTIUSO,PORQUE PARA VENDER O ESTÁDIO PARA CONSTRUIR ESSA ARENA TINHA QUE TER O PROJETO PRONTO,SE NÃO VENDERAM O ESTÁDIO,PORQUE NÃO FORAM BUSCAR RECURSOS FEDERAIS.AGORA SEM PROJETO NÃO TEM VERBA.SABE PORQUE NÃO FORAM BUSCAR RECURSOS É PORQUE SÃO CONTRA O GOVERNO FEDERAL E O PRESIDENTE DE VOCÊS É SERRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, TÁ EXPLICADO.

Responder
CLAUDIO 24 de julho de 2012 - 22:56

Ninguem fala aqui que as lombadas eletronicas e radares estão desligados….

Irregularidade no contrato né???
IRREGULARIDADE= ROUBO

Responder
Sanfranciscano 25 de julho de 2012 - 0:28

Meu amigo, o tema aqui é outro: destruição de um patrimônio de todos os petrolinenses, é história de nossa Petrolina que vai se perdendo. Chega de politicagem, vá fazer isso lá no outro blog.

Responder
CLAUDIO 24 de julho de 2012 - 22:56

O que foi vendido para a reforma da ponte?
O que foi vendido para a construção do aeroporto?
O que foi vendido para a duplicação da avenida da cohab?
O que foi vendido para a construção da orla II?
O que foi vendido para a construção do bododromo?

Esse negocio de venda de estadio para construir arena multi-uso é balela. Queriam vender o estadio(CARTA MARCADA), nem preciso falar que o prefeito JULIO LOSSIO, com certeza iria receber algo por isso.

AQUI SÓ TEM BABÃO

Responder
Sem radicalismo 24 de julho de 2012 - 22:40

A casa rural é uma propriedade privada do sindicato patronal rural, e sua aquisição nada teve de doação. O prédio não tinha de arquitetônico nada que o tornasse de valor cultural, nem histórico. Uma construção muito comum e bastante depreciada. Seu objetivo para o sindicato perdeu o sentido ha muitos anos. O proprietário tem todo direito de dar o destino que melhor lhe aprover. É muito diferente do caso do estádio, vendido à prefeitura pelo sindcato e que ainda se encontra cumprindo bem os objetivos pra os quais foi adiquirido.
Acabem com este mal costume de se meterem nas atribuições alheias. Quem se mete nas atribuições dos outros, certamente esquecem das suas próprias obrigações.

Responder
Petrolinense 24 de julho de 2012 - 23:14

Você é um idiota mesmo, dos piores, misturando política com os interesses de Petrolina. A casa rural é um patrimonio sim de todos os petrolinenses. Isso é um crime contra o patrimonio público, Autoridades se pronunciem.

Responder
valentim 24 de julho de 2012 - 21:46

Eu era adolecente quando morava na praça Pio XII e bricava de bola de gude, pião,dinheiro de carteira de cigarro, castelo com castanha de cajú no quintal da histórica CASA RURAL e gostava de ver PAUS DE ARARA chegando de todo interior de Petrolina nas segundas feiras principalmente, gente que trizia redes e cobertores e desembarcavam,dormiam, repousavam, pernoitavam e as vezes passavam dias naquele PATROMÔNIO do povo para resolverem seus problemas e girar a economia desta cidade. Hoje tenho 50 anos de idade e fico triste ao assistir a demolição de parte da história de Petrolina. LAMENTÁVEL, para não usar outroadjetivo.

Responder
SERTANEJO 24 de julho de 2012 - 21:45

NÃO QUEIRAM NEM SABER O QUE ROLOU NA TENTATIVA DE VENDA DO ESTADIO…………….HUM…..

Responder
dormentense 24 de julho de 2012 - 21:02

infelizmente é verdade. hoje fui a petrolina e passando em frente tinha uma retroescavadeira derrubando a antiga casa rural e já que um patrimônio municipal eles não poderiam fazer isso .

Responder
Margarida 24 de julho de 2012 - 20:11

Foi realmente uma vergonha o que aconteceu no episódio “venda do estadio”.Com exceção dos vereadores,mim corrijam se estive errada:Dr. Pérsio e Raimunda,foram os únicos a favor da venda do estadio e conseguentemente a construção da Arena multi-uso.Cambada de vereadores arcaícos,tapados,burros…Como estes cavalos deixam escapar uma oportunidade dessa para o desenvolvimento e incentivo ao esporte para nossas gerações futura.Tem que ser tudo com a iniciativa privada mesmo,os cofres dos municipios de médio porte,não aguenta sozinho investimentos altos.
Alguns demagogos como Alvorlânde, Osinaldo,Zenilton somente criaram barreiras e entraves para o municipio…Esse Alvorlande todos os dias estar perambulando nas radios,criticando o prefeito…..E é uma conversa chata,besta…UM VERDADEIRO CHAROPE QUE SOMENTE JOGA PRÁ PLATEIA… DEIXA O PREFEITO TRABALHAR INFELIZ…

Responder
João José 24 de julho de 2012 - 20:01

Isso é um caso de polícia, não acredito que tão derrubando.

Responder
Naja 24 de julho de 2012 - 19:59

estão derrubando na surdina, nem o blog azul comentou sobre isso.

Responder
Petrolina Minha Terra Amada 24 de julho de 2012 - 19:58

Isso é um absurdo!!! Chama a polícia, isso não pode está acontecendo. A Casa Rural é um patrimônio do povo petrolinense. Cadê a câmara de vereadores? Cadê o blog azul que tanto pega no pé do prefeito? Absurdo absurdo demolir esse patrimônio.

Responder

Deixe um comentário