A EXCELÊNCIA DO ENSINO DA FACAPE EM PETROLINA

A FACAPE – Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Pe-trolina recebeu em menos de dois meses dois grandes prêmios, O Selo de Qualidade da OAB, figurando o curso de Direito entre os 90 melho-res do Brasil e a Comenda Professor Paulo Freire, a maior e mais importante comenda oferecida a uma Instituição de Ensino em Pernambuco.

A referida instituição de ensino foi a primeira entre as 13 autarquias de Pernambuco a receber esta Comenda, superando inclusive todas as particulares do Estado, graças ao empenho de toda equipe envolvida na sua gestão.

A FACAPE é uma instituição de ensino superior mantida pela Autarquia Educacional do Vale do São Francisco. Localizada no Sertão do São Francisco, ela chega aos 36 anos de caminhada, com a certeza do dever cumprido na formação de profissionais de nível superior para o mercado de trabalho e, acima disso, na construção de verdadeiros cidadãos sertanejos.

Fugindo à lógica das demais autarquias municipais de ensino superior de Pernambuco, 13 no total, que na sua maioria focaram a formação de professores, a FACAPE enxergou que a chegada da Faculdade de Formação de Professores da UPE em Petrolina, dava conta dessa demanda e buscou a formação de bacharéis. Era visível a possibilidade de crescimento da região e a necessidade da formação de profissionais habilitados nas diversas áreas.

Enfrentando todas as dificuldades para a implantação de faculdades à época, a instituição superou obstáculos e conseguiu oferecer os cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Ciência da Computação, Comércio Exterior, Turismo e Secretariado Executivo.

Hoje, Senhor Presidente, a FACAPE posiciona-se entre as mais conceituadas instituições de ensino superior do Estado de Pernambuco, nada devendo às principais universidades e faculdades da capital, mesmo encontrando-se a 800 km de distância desta.

Um corpo docente do mais elevado padrão e competência, comprometido com a instituição e com o povo da região, atinge o percentual de quase 40% de doutores e mestres, nas diversas aéreas do conhecimento científico.

À frente da Autarquia, o Presidente Rinaldo Remígio, que divide as responsabilidades, as angústias, e, logicamente, os louros, com os diretores Romério Pereira Galvão, Ruth Dias Ferreira e Mário Silvio de Oliveira Campos. A gestão em curso tem mostrado à sociedade competência e determinação na busca incessante pela educação superior de qualidade.

A FACAPE mantém aproximadamente 3.400 alunos matri-culados e alguns milhares de bacharéis ocupando posições de destaque em empresas e organizações de Pernambuco e do Brasil, todos fazendo uso das competências construídas na faculdade de sua terra.

O seu curso de Direito obteve nota 4 no ENADE, com variação de 1 a 5. Este mesmo curso tem figurado entre os quatro que mais a-provam no exame da OAB em todo o Estado de PE, chegando a ocupar a segunda posição há dois anos. Recentemente, o curso de Direito recebeu da OAB Nacional o selo OAB RECOMENDA, por figurar entre os 90 melhores cursos do Brasil, em um total de 1.210 cursos.

Destaca-se que além da FACAPE, apenas a UFPE e a UNICAP foram contempladas com o selo da OAB. O curso Ciências Contábeis tem 100% de empregabilidade na região. A Autarquia também é mantenedora da Escola do Servidor Público, a 1ª do interior do Estado, criada na atual gestão municipal.

Há projetos em fase de elaboração para criação de novos cursos: Serviço Social, Licenciaturas em Português e Matemática, além de cursos tecnológicos nas áreas de gestão e informática. Há Projetos em Execução de: Reciclagem do lixo eletrônico e Inclusão Digital, para estudantes e moradores dos bairros periféricos; Encontram-se instalados na FACAPE, para estágio e atenção à sociedade: PROCON/FACAPE em convênio com o Prodecon – PE;Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem em convênio com o TJPE;Lançamento da revista Opará nas duas versões – virtual e impressa; Instalação da INCUBAVALE – Incubadora de Empresas em Convênio com o ITEP;Informatização da biblioteca, que atende aos discentes da IES e da comunidade;Apoio à qualificação dos docentes e técnicos administrativos, GRT – Gratificação por Titulação;A faculdade aberta da terceira idade (em fase de implantação).

Por tudo isto, Senhor Presidente, é que a FACAPE é merecedora da Medalha do Mérito Educacional Professor Paulo Freire, bem como, O Selo de Qualidade da OAB. Gostaria de parabenizar a toda a comunidade da FACAPE, especialmente seu Presidente, o Professor Rinaldo Remígio, e toda a sua competente e aplicada equipe.

Deputado GONZAGA PATRIOTA PSB/PE

 

Blog do Banana

 

Deixe seu comentário