A IMPORTÂNCIA DA PSICANÁLISE PARA O AUTOCONHECIMENTO

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

CIS – Consultórios integrados de Saúde

“O Coração alegre deixa o rosto mais bonito, o coração triste tira o ânimo e a disposição de enfrentar a vida. Quando o coração está triste todos os dias são escuros e cinzentos, quando o coração do homem está alegre todo dia é dia de festa”.

Conhece-te a ti mesmo? Sócrates, considerado o pai da Filosofia Ocidental, viveu entre (470 a.C. — 399 a.C.) e passou a sua vida buscando respostas para o questionamento supracitado. Essa pergunta foi vista pelo filósofo no oráculo de Delfos e desde então Sócrates fez disso, a raiz da sua filosofia. Passou toda sua vida incentivando o homem a buscar o autoconhecimento. Muitos estudiosos depois dele, pensaram sobre essa pergunta, alguns esboçaram um princípio de estudo, como Leibniz, filósofo do século XVII e Hegel no século XIX, com o propósito de levar o homem a refletir sobre o seu universo interior

No entanto, não há dúvidas de que foi Sigmund Freud (1856-1939), fundador da psicanálise, que se debruçou sobre este questionamento propagado por Sócrates e conseguiu dar respostas profundas, que para época eram o seu atestado de loucura, mas hoje são as maiores provas da sua lucidez e inteligência. Freud explorou uma parte da mente humana que até então era muito ignorada, o inconsciente, que na sua metáfora, representa a parte inferior do iceberg. Segundo ele, nossas ações são direcionadas mais por aquilo que está registrado no inconsciente do que pelo que está na superfície (consciente).

Quantas vezes você faz algo que não queria fazer ou deixa de fazer algo que seria muito proveitoso para sua vida se você o fizesse? Esses conflitos emocionais que nos trazem atitudes limitadoras no nosso convívio pessoal e social e que não sabemos sua causa são chamados de neuroses.

O maior propósito do meu trabalho na psicanálise é mandar as neuroses para o campo do consciente através dos insights(capacidade de Entender a verdade escondida), e em seguida promover a elaboração e a cura para esses conflitos emocionais. Sendo assim, o desafio maior para cada indivíduo é desejar conhecer as suas potencialidades e mazelas, fato que muitos preferem ignorá-las. E você? Prefere esconder seus sentimentos e sofrer a vida inteira ou mergulhar dentro de você e se libertar dos seus medos?

Vejo a psicanálise como uma forma de autoconhecimento ajustada ao projeto da modernidade. As promessas propagadas pela modernidade, de criar, com base na ciência e na razão, uma boa sociedade, fracassaram. Penso ser útil, a depender do interesse do indivíduo, ter uma visão ampla sobre a questão do autoconhecimento, que independa de condicionamentos ideológicos, o que exige profunda auto investigação a terapia liberta mazelas que esta guardada dentro de nós, desde que nascemos e não sabemos que temos.

Dr.Flávio Cesar de Araújo – Psicanalista clinico Especialista

Consultas: 87-8817-8445 / 87-9605-4104 – Para agendamento

Dr.Daniel Ferreira de Lima – Psicanalista Clinico e Didata

FONE:87- 8836-3216 / 87-3862-2799 – CONSULTÓRIO

Coronel da Reserva de Pernambuco e Secretário de Defesa da Cidade de Petrolina – PE

Tratamento da depressão, medo, culpa raiva, insegurança, fobia, complexo de inferioridade sem motivo aparente, mas que levamos desde que nascemos e só na fase adulta aflora e nos limita a certos avanços na nossa carreira , vida amorosa ……enfim em todo nosso relacionamento inter – pessoal.

 Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

milla 29 de novembro de 2012 - 11:21

Bacana!!!

Responder

Deixe um comentário