Aberta em Juazeiro – BA a exposição Plantas & Povos

imagemimagemUm público formado basicamente por professores, estudantes, pesquisadores, artistas e profissionais da imprensa regional, participou na última segunda-feira (12), em Juazeiro – BA, da abertura da exposição Plantas & Povos. A mostra, idealizada pelo engenheiro agrônomo, professor e doutor juazeirense Roberto Lisboa Romão, apresenta no Centro de Cultura João Gilberto um recorte da evolução dos povos a partir do desenvolvimento e expansão da agricultura em todo o mundo.

A exposição, que será aberta ao público nesta terça-feira (13), e fica em cartaz até o próximo dia 25, no horário das 9h às 21h, propõe uma interessante viagem através da ciência e da arte pela diversidade étnica, botânica e cultural do mundo e em especial do Brasil. Logo à entrada, o visitante é convidado a participar da expedição rumo ao conhecimento dos recursos genéticos e a biodiversidade, apresentados na forma de grandes painéis, reproduções de mapas, imagens, peças e até jóias feitas a partir de elementos da natureza.

De acordo com o professor Roberto Romão, que também assina a curadoria, a exposição foi divida em seis núcleos temáticos, uma área interativa e um espaço de leitura. “Começamos mostrando a evolução geológica do planeta e dos organismos. Depois, apresentamos as origens do Brasil, sua formação pela alta diversidade de povos, plantas e culturas. Daí, caminhamos pela biodiversidade e recursos genéticos, a diversidade dos ecossistemas e riqueza botância, as “plantas colonizadoras” e no Gabinete do Pesquisador avaliamos os avanços obtidos no Brasil, tanto na agricultura quanto na agroindústria. E concluímos com o “Futuro” do país, que está na capacidade de saber utilizar e conservar os recursos genéticos existentes na nossa biodiversidade”, detalhou Roberto Romão, lembrando que já foram inscritas para visitação 80 escolas de Juazeiro e Petrolina – PE.

Distribuída em mais de 300 m2, a exposição tem a coordenação do professor doutor Manoel Abílio de Queiróz, consultoria artística de Helio Eichbauer, realização da EMBRAPA, da Rede de Recursos Genéticos e Vegetais do Nordeste e do Instituto A Gente Se Fala e com a colaboração do projeto Cinema no Interior, que atua com arte, educação e pesquisa. Com recursos da Fundação de Apoio a Pesquisa da Bahia (FAPESB), a exposição também conta com o apoio dos artistas plásticos Luiz Zerbini e Maurício Barbato. Já a designer de biojóias, Maria Oiticica, cedeu dez peças do seu acervo. A mostra tem entrada franca, conta com visita guiada para o público e grupos escolares com monitores que conduzirão os visitantes pela exposição comentando sobre as diversas etapas.

Serviço – Exposição Plantas & Povos

Abertura para o público: Dia 13 de maio de 2014 (3af), às 9 horas

Local: Centro de Cultura João Gilberto

 

Período: De 13 a 25 de maio de 2014

Horários: De terça a domingo, das 9h às 21h

Telefone: (74) 3611-4322

Endereço: Rua José Petitinga, s/n, Santo Antonio, Juazeiro, Bahia.

Classificação etária: Livre

Entrada Franca – Estacionamento no local.

Agendamento para escolas através do e-mail: plantasepovos@gmail.com

Acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais em cadeira de rodas.

Clas Comunicação

Blog do Banana

Deixe seu comentário