Abertura da exposição “Trajetória Política de Nilo Coelho” é realizada pelo prefeito Julio Lossio

Como forma de homenagear o homem político que tanto contribuiu para o crescimento da cidade, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura, fez o lançamento na noite de ontem (16), da exposição nomeada de ‘Trajetória Política de Nilo Coelho’, no Museu do Sertão. A abertura da amostra foi realizada pelo prefeito Julio Lossio, acompanhado do vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, secretariado municipal, representantes do legislativo, o ex-deputado federal Osvaldo Coelho, ex-deputado estadual Geraldo Coelho, demais familiares do homenageado e público em geral.

Com extenso currículo político, o nono filho do senhor Clementino Coelho e da senhora Josepha Coelho diplomou-se médico pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1944, e assumiu o primeiro cargo público, o de Deputado Estadual, em 1947. Outras funções políticas ocupadas por Nilo foram de Deputado Federal, Senador e Governador de Pernambuco.

Entre as ações e projetos criados por Nilo de Souza Coelho destacam-se o Projeto Massangano, atualmente conhecido como Projeto Senador Nilo Coelho; a implementação da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco, atual Universidade de Pernambuco; a eletrificação de mais de 200 distritos, vilas e localidades no interior pernambucano e o grande empenho pela construção de estradas, o que lhe cunhou o cognome ‘Governador Estradeiro’.

Descrevendo com satisfação o irmão Nilo Coelho, o ex-deputado federal Osvaldo Coelho, agradeceu a homenagem da exposição. “Uma vez me perguntaram como definiria Nilo em uma palavra. E eu disse: Bravura! Essa bravura representa a coragem de enfrentar todos os desafios da vida. Ele teve uma carreira magnífica. As pessoas morrem, mas as ideias não morrem e o legado que ele nos deixou foi de perseguimos a prosperidade. Por isso, agradeço ao prefeito, porque é importante cuidar das memórias dos grandes homens, com eventos dessa natureza, para não ficarmos com uma cidade sem memória”, expressou.

“Defino Nilo Coelho como um homem de estratégias, de alegria, com um espírito de servir e a firmeza e doçura de ouvir. Ele resume o sentimento nobre da política. Realmente me sinto honrado em oferecer à população de Petrolina essa exposição que passará por vários locais do Estado e do Brasil”, relatou o prefeito Julio Lossio.

A exposição ‘Trajetória Política de Nilo Coelho’ é itinerante e está aberta gratuitamente à visitação de terça a domingo, das 9h às 17h, no Museu do Sertão. A amostra ficará até 11 de maio, quando seguirá em turnê. As escolas e grupos interessados podem fazer agendamento de visitação ou obter informações através dos telefones 87 3862-1943 e 87 3861-5157.

Texto: Élida Maria

Foto: Marcizo Ventura

Blog do Banana

 

Deixe seu comentário