Abertura do ano letivo em Petrolina é marcada pela entrega de notebooks aos professores da rede municipal

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, recepcionou os profissionais da educação da rede municipal de ensino para dar as boas vindas ao inicio do ano letivo de 2012. A solenidade aconteceu na quadra do SENAI, na manhã de quarta-feira (01), e reuniu mais de 2.000 professores da rede.

O evento contou com as presenças do prefeito Julio Lossio, do vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, secretarios do executivo, do presidente da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF/FACAPE), professor Rinaldo Remígio, e da presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp), Wildes Mariléia Araújo.

O inicio do ano letivo foi marcado com a entrega de kits tecnológicos contendo impressora, notebook, modem com acesso a internet e pen drive, para todos os professores efetivos da rede municipal de ensino. No total serão quase 1.000 kits entregues, um avanço inédito na educação pública municipal, visando melhorar e modernizar o trabalho dos professores em sala de aula.

A Professora Francisca Maria Bezerra que leciona há 18 anos, foi uma das contempladas com o kit tecnológico, anunciado em Dezembro de 2011 pelo prefeito Julio Lossio. O Kit vai proporcionar à todos os professores efetivos da rede municipal, o uso de ferramentas modernas e da internet, nas práticas de ensino em sala de aula. “É uma forma de trazer o professor para o mundo da tecnologia, o que vai facilitar o trabalho em sala de aula, da comunicação entre os próprios professores, e isso refletirá diretamente no desempenho dos nossos alunos que terão melhor rendimento”, ressaltou.

 “Diante de um diagnóstico criterioso que fizemos, priorizamos as principais demandas como o pagamento do salário em dia, pela primeira vez, pagamos o décimo terceiro aos professores contratados. Nessa gestão tratamos todos de forma igual, pois é isso que garante uma educação de qualidade; fizemos a nucleação para garantir recursos para a educação e agora entregamos esses kits que irão revolucionar e modernizar a educação no nosso município”, declarou o prefeito Julio Lossio.

 No evento, a psicanalista Eliana Sicsú ministrou uma palestra sobre o conteúdo do seu livro “Descubra quem é você”. A obra traz propostas para um processo de auto-conhecimento do leitor, conduzindo-o a perceber e administrar as emoções mais predominantes no seu dia a dia para que tenham qualidade de vida. “Se uma pessoa está bem, está motivada, ela vai interagir positivamente, construtivamente, fazer mediações, sugerir possibilidades e trazer mudanças. E isso é um dos grande desafios dos professores, saber conviver com os desafios e diversidades de maneira equilibrada”, disse a palestrante.

 A secretária de educação do município, Célia Regina de Carvalho, ressaltou as melhorias na educação e a valorização dos professores nos últimos três anos. “É com muito prazer que iniciamos mais um ano letivo. Temos a missão de oferecer educação de qualidade para todos, valorizando a igualdade na educação, onde todos os jovens possam juntos desfrutar das melhores instituições de ensino em busca do seu desenvolvimento, formando o tripé: compromisso com o educador, missão de educar crianças e jovens e ações municipais na educação em busca de um mundo menos desigual”, ressaltou.

 Entre os avanços na educação municipal estão nos últimos três anos: aumento no número de alunos matriculados que em 2009 era 34.666 matriculados, passou em 2011 para 37.046, além de 3 mil crianças matriculadas no programa Nova Semente; queda na reprovação de 18% em 2009, para 13,3% em 2011; queda no número de alunos com distorção idade-série; aumento da alfabetização de 48%, em 2008, para 70% em 2011, entre outros.

Deixe seu comentário