Abertura do Petrolina Saudável 2012 registra mais de 1.300 atendimentos na AME Dom Avelar

A abertura da edição 2012 do Programa Petrolina Saudável movimentou a unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família Leonor Elisa, no último sábado (31). Centenas de moradores dos bairros Dom Avelar, Loteamento Padre Cícero, Vila Rotary, São Jorge, Terras do Sul e São Joaquim foram atendidos em 15 ações de saúde voltadas para a Saúde do Homem, da Mulher, da Criança, Saúde Bucal, Mental, Auditiva e do Trabalhador. Uma promoção da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No intuito de estimular a promoção da saúde e a prevenção de doenças, cerca de 120 servidores municipais e colaboradores realizaram mais de 1.300 atendimentos à comunidade. Entre os serviços disponibilizados, houve mamografia, preventivo, exame PSA para os homens, busca ativa de casos de diabetes e hipertensão, consultas médicas com clínico geral, dermatologista, pediatra e oftalmologista (com a entrega de 30 óculos), triagem auditiva em crianças de 0 a 7 anos, pesquisa de câncer bucal, vacinação, verificação do índice de massa corporal, avaliação nutricional, escovação e aplicação de flúor, distribuição de 173 escovas dentárias, teste rápido de hepatite, distribuição de 2.400 preservativos, Ouvidoria Itinerante, confecção do Cartão SUS e intervenções educativas sobre diversos temas com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), os Agentes de Combate à Endemias do município e as crianças do projeto Samuzinho.

Satisfeita com a adesão da população ao Programa, a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, agradeceu a todos que colaboraram para a realização do evento. “Essa ação contou com inúmeros profissionais, que fizeram um trabalho brilhante. Agradeço, especialmente, aos médicos especialistas e aos estudantes de Enfermagem, Nutrição e Farmácia das Universidades de Pernambuco e da Federal do Vale do São Francisco, que atenderam ao meu convite e ao do prefeito Julio Lossio”, destacou a gestora. “Estou feliz, pois conseguimos sensibilizar as pessoas. Conversei com vários homens, que pela primeira vez fizeram um exame de PSA, um procedimento tão importante para o diagnóstico precoce do câncer de próstata”, completou a secretária, ressaltando que a AME registra, por dia, em média 6 exames desse tipo e no mutirão foram realizados 70.

“Essa atividade reforça a atenção do prefeito Julio Lossio com um trabalho de prevenção. Saúde, antes de tudo é prevenção. Nós estamos incentivando as pessoas a cuidarem da sua própria saúde, especialmente aquelas que trabalham durante a semana e, por isso, não têm acesso aos múltiplos serviços oferecidos em nossa Rede”, declarou o vice-prefeito Domingos Sávio, que aproveitou a oportunidade para dar exemplo e fazer o seu exame de PSA. A comunidade abraçou a ideia e se fez presente em todos os serviços oferecidos. “Eu estou adorando esse Petrolina Saudável. O prefeito está de parabéns. Eu vim fazer a mamografia e ainda teve um carro para me levar e me trazer”, relatou a empregada doméstica, Maria Filomena Barbosa.

O Petrolina Saudável fará uma pausa na Semana Santa, mas retorna no dia 14 de abril para atender os moradores do bairro José e Maria, na AME Lia Bezerra. A cada sábado, o Programa estará em um local diferente, no cronograma, ainda constam os bairros Vila Eduardo, Areia Branca, Henrique Leite, Ouro Preto, Antônio Cassimiro, Centro, Gercino Coelho, Pedra Linda, Jardim Amazonas, Cohab Massangano, João de Deus, Jardim São Paulo, São Gonçalo e as localidades de Rajada, Izacolândia e o Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleos 5 e 8, e o Projeto Maria Tereza Km 25, onde já existem ou serão construídas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família.

Texto: Eneida Trindade

Foto: Gilson Pereira

Deixe seu comentário