Ação coordenada pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), contou com a participação de intérpretes de Libras e de audiodescrição

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemDando continuidade ao Programa de Capacitação com foco no atendimento das pessoas com deficiência no serviço público, o município de Salgueiro, Sertão pernambucano, recebeu nesta sexta-feira (19), a última capacitação de uma série de seis, realizada em cinco outras cidades polos: Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina, sobre o atendimento às pessoas com deficiência no serviço público de Pernambuco. Pontuando normais pautadas na Convenção Internacional da ONU e da Política Estadual da Pessoa com Deficiência, a formação reuniu 144 servidores públicos.

A ação aconteceu graças a parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio de sua Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUHD), e Procuradoria Geral do Estado (PGE), com apoio da Secretaria das Cidades, através Detran e do Compesa. As palestras ministradas pelo consultor de acessibilidade e inclusão social, Manoel Aguiar; pela assistente social Renata Maia; e pela superintendente da SEAD, Rose Maria, trataram leis e normas que devem ser cumpridas, dicas de convivência, quebras de paradigmas sociais e acessibilidade comunicacional e estrutural, mobilizando um público total de 859 pessoas nos seis municípios por onde passou, promovendo dinâmicas interativas e simulando atendimento a pessoas com deficiência.

Segundo Michel Felipe, servidor do município de Salgueiro foi um privilegio participar do encontro com abordagem sobre a pessoa com deficiência. “É uma necessidade geral muito importante e depende de todos nós, porque quanto mais nos capacitarmos para atender essas pessoas, mais vai facilitar nossa vida social, o bom funcionamento do órgão e estaremos prestando serviço para toda a comunidade”, avaliou.

Na visão do servidor da Agência de Trabalho de Salgueiro, Antônio Ferreira, os assuntos tratados são novos para o atendimento que realiza, mas muito válidos. “A partir dos exemplos que vimos hoje evitaremos constrangimentos porque somos todos iguais”, aprovou, assim como a soldada Auricélia Soares. “Foi um momento mágico porque a partir de agora os servidores públicos vão agir com mais capacidade porque tivemos o conhecimento e fomos sensibilizados”, reforçou.

Para o sargento Rogério a formação quebrou paradigmas e ensinou novos conceitos não conhecidos antes. “É uma novidade para mim, vim mais por curiosidade, porque às vezes não sabemos como agir e em eventos como esses, podemos aprender como lidar com as pessoas com deficiência”, desabafou.

Assessora de Imprensa da SEAD

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário