Ações da Secretaria Municipal de Saúde marcam comemorações do Dia Internacional da Mulher em Petrolina

No intuito de celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o mundo no dia 08 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) realiza uma série de ações promovidas com o objetivo de discutir com as mulheres o seu papel na sociedade atual e orientá-las sobre temas como planejamento familiar, prevenção de DST/HIV/AIDS, câncer de colo de útero e de mama, higiene oral e violência.

A comemoração será iniciada na manhã da próxima quarta-feira (07) na Escola Municipal João Batista dos Santos, no bairro São Gonçalo, com uma ação coordenada pelas equipes de Estratégia em Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros São Gonçalo e Alto da Boa Vista. Na quinta-feira (08), será a vez da UBS Ricardo Soares, no bairro Cohab VI, comemorar a data com as mulheres da comunidade.

Entre as atividades, estão previstas rodas de conversa sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o planejamento familiar, atendimento médico e de enfermagem, inscrição no programa de planejamento familiar, dispensação de métodos contraceptivos, avaliação das mulheres em faixa de risco para prevenção do câncer de mama e colo do útero, além de consulta odontológica e palestras voltadas para a preservação da autoestima da mulher .

“Datas como esta, que representam a luta das mulheres pela garantia dos seus direitos, precisam ser lembradas todos os dias. Por isso, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, oferecendo os serviços que a Secretaria de Saúde disponibiliza diariamente aos seus usuários e chamando a atenção das mulheres para a importância do cuidado com o seu corpo para prevenir as doenças”, afirmou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta.

Na sexta-feira (09), uma ação promovida pelo Núcleo de Prevenção à Violência da SMS marca o fim da comemoração, na UBS de Izacolândia. A programação, que tem início às 08h, conta com uma palestra sobre violência contra a mulher, ministrada pela coordenadora do Núcleo, Rosecleide Soares, e com uma oficina coordenada por alunos dos cursos de Psicologia e Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Fonte: Blog do Geraldo José

blog do Banana

Deixe seu comentário