Ações inovadoras fazem Petrolina avançar na alfabetização dos estudantes da rede de ensino

Por Ricardo Banana
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A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduce), tem trabalhado amplamente por meio de estratégias diversas, para fortalecer e aumentar os índices de alfabetização município. Este esforço tem se materializado em ações focadas, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental. Os grandes resultados obtidos, até o momento, indicam que a rede está no caminho correto. É tanto que Petrolina conquistou a 1ª posição, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes em Pernambuco, no ranking de classificação da taxa de crianças alfabetizadas na idade certa. O 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada apontou que quase 70% das crianças que estudam em escolas da prefeitura estão plenamente alfabetizadas até os 7 anos de idade.
Apesar dos grandes avanços, o compromisso da gestão municipal segue firme no objetivo de alcançar 100% de crianças alfabetizadas ao final do segundo ano do ensino fundamental. A alfabetização na idade certa é um grande marco para que as crianças do município possam galgar a sua cidadania plena e trilhar caminhos que possam garantir sucesso no futuro. Desde 2017, a Prefeitura de Petrolina desenvolve um planejamento de ações específicas voltadas para o desenvolvimento dos alunos, que tem dado resultados relevantes de melhorias e evolução, fazendo com que mães e pais de estudantes se sintam cada vez mais confiantes em matricular seus filhos nas escolas da rede municipal.
Para chegar a esse marco histórico, a Secretaria de Educação estabeleceu uma gestão de educação orientada por dados. A partir dos índices de alfabetização e aprendizagem é possível acompanhar de perto as necessidades pontuais de cada aluno, bem como oferecer aquilo que este, verdadeiramente, precisa para se desenvolver. Vale destacar que as crianças que estão na alfabetização contam com material pedagógico de excelente qualidade, casinhas de leitura, atividades diferenciadas, e são submetidos a avaliações diagnósticas, que é um processo capaz de entregar uma visão completa da situação dos estudantes, por onde a gestão, juntamente com as instituições de ensino, conseguem verificar os resultados das ações implementadas e, sobretudo, quais os novos desafios a serem enfrentados.
A Secretaria também vem ofertando, através da Escola do Saber, formações continuadas para que os professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares possam desenvolver um trabalho de excelência no processo de alfabetização. A professora da Escola Municipal Ariano Suassuna, Janete Juscelina de Sousa, destaca que tem realizado várias estratégias em sala, para tornar suas aulas ainda mais atrativas para os alunos. Como é o caso da Blitz da Leitura, uma atividade lúdica que tem conquistado as turmas e tem feito a diferença no processo ensino aprendizagem.
Para a Blitz montamos um cenário com base nas cores do semáforo, com o objetivo de despertar a imaginação e proporcionar um momento divertido as nossas crianças. As atividades lúdicas são práticas integrantes do nosso cotidiano escolar aqui na Ariano Suassuna. Temos utilizado diversas estratégias para incentivar a prática da leitura e, com isto, os nossos estudantes vem criando uma relação positiva com o ‘mundo das letras’ e desenvolvendo melhores habilidades leitoras”, revelou a professora.

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