Adalberto questiona César Halum, sobre viabilidade do Projeto eleitoreiro de Gonzaga Patriota: a transposição do rio Tocantins

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Ainda em duvidas a cerca da viabilidade das licenças ambientais, bem como da liberação de recursos para colocar em prática o Projeto de Lei de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), que propõe transpor as água do rio Tocantins para o rio São Francisco, nas vésperas de um ano eleitoral. O deputado federal Adalberto Cavalcanti (Avante-PE), conversou com o deputado federal César Halum (PRB-TO) e pediu esclarecimentos sobre o tema. No encontro ocorrido em Brasília, eles gravaram um vídeo que foi publicado nas redes sociais.

Adalberto perguntou a Halum, sobre o andamento do PL de Gonzaga que tramita na CCJ (Comissão de Constituição de Justiça) e se tem condições do rio Tocantins interligar com o rio São Francisco? Em resposta Halum declarou conhecer bem a história da transposição, ressaltou que essa conversa de interligação de bacias remota o período de 15 anos, época em que o Tocantins era um rio volumoso e o governo do referido estado se ofereceu para fornecer a água e ajudar acabar com a seca do nordeste.

“Mas hoje (11 de outubro)   com as mudanças climáticas e as alterações que nós tivemos, o rio Tocantins não tem a menor possibilidade disso, (transposição) primeiro esse rio foi afogado com a construção de cinco usinas hidroelétricas cujos lagos esconderam o leito do rio. E a seca no Tocantins nos últimos quatro anos tem sido intensa, já vir em alguns trechos desse rio pessoas atravessar de uma margem para outra de moto, portanto não temos mais água suficiente para poder fornecer. Hoje acho impossível essa transposição do rio Tocantins acontecer”, enumerou o parlamentar tocantinense.

Veja abaixo a íntegra do vídeo:

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário