Agência de Vigilância Sanitária e Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, realizam ação conjunta na Ilha do Rodeadouro

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemDurante a manhã desta terça-feira, 25, as equipes da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e do Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina (CCZ), em parceria com a Vigilância Sanitária e Ordem Pública de Juazeiro, estiveram na Ilha do Rodeadouro realizando ação conjunta de coleta de material e informando acerca do trânsito de animais no balneário.

“A ação foi motivada pelo surgimento de denúncias e matérias veiculadas nos blogs dos municípios, em que pessoas teriam sido contaminadas pela larva Migrans cutanea (bicho geográfico) na Ilha do Rodeadouro. Imediatamente mantivemos contato com os órgãos responsáveis da cidade de Juazeiro para que nos acompanhasse para averiguar a situação do local”, esclareceu o diretor-presidente AMVS Jarbas Costa.

Durante a ação foram realizadas coletas de fezes de cães e da areia das margens de Petrolina e Juazeiro e da área central; os comerciantes e funcionários foram orientados sobre os procedimentos a ser adotados, alertando sobre a importância de manter os ambientes interno e externo limpos e adequando as normas sanitárias, informando do risco que correm da circulação de animais domésticos no balneário.

“Como medida preventiva, a AMVS irá notificar os proprietários das travessias de Petrolina para não permitirem o acesso de cães e gatos nas barcas, e nos finais de semana equipes de fiscalização das prefeituras de Petrolina e Juazeiro estarão nos pontos de travessia fiscalizando e dando apoio a ação. Salientamos da importância dos banhistas manterem contato imediato com a AMVS em situações deste tipo, para que possamos adotar as medidas cabíveis”, complementou Costa.

As pessoas que estiverem com os sintomas do parasita como coceira na pele que se intensifica a noite, principalmente nos pés, deve procurar a unidade de saúde para realizar o tratamento.

 Texto: Gabriella Moura

Related Posts

1 comentário

Michel 26 de março de 2014 - 13:31

Um enorme parabéns aos órgãos competentes que tomaram a frente e começam essa investigação sanitária prol ao bem estar de nossos cidadãos são franciscanos. Um forte abraço e boa sorte nessa empreitada.

Responder

Deixe um comentário